A ponte que desabou sobre o Rio Curaçá, no km 25 da BR-319, no dia 28 de setembro de 2022, deixando cinco mortos e 14 feridos, começou a ser reconstruída. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a obra deve ser concluída em seis meses.
A ponte era uma estrutura de concreto armado com 100 metros de comprimento e 10 metros de largura. Ela foi construída na década de 1970 e estava em estado de deterioração. O desabamento ocorreu durante uma forte chuva.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a chegada do verão amazônico e a diminuição das chuvas colaborou com o início das obras.“As obras seguirão em ritmo acelerado, principalmente, considerando que o período seco coincide com a vazante dos rios, o que possibilitará uma maior intensidade na execução das obras”, informou o órgão em nota.De acordo com o órgão, neste momento, as obras estão na fase de fundação da ponte, com a execução de cravação das camisas metálicas, onde será executada a montagem das armaduras para em seguida colocarem as estacas de fundação.
Segundo o Dnit, a obra da ponte será toda executada em peças pré-moldadas, sendo os pilares em concreto e terá fabricação local.O órgão informou, ainda, que a reconstrução da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, que desabou onze dias após a queda da estrutura sobre o Rio Curuçá, também já está contratada. A empresa responsável já está mobilizada com canteiro de obras no local. Neste período, as travessias continuarão sendo realizadas por balsas.
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