Início » Cantor lança single inspirado em tragédia de Santa Maria
Notícias Corporativas

Cantor lança single inspirado em tragédia de Santa Maria

O cantor e compositor paraense Jairo Lenz fala sobre a sua nova fase artística e explica por que decidiu gravar a canção, composta há dez anos, inspirada no incêndio da boate Kiss

O incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS), completou dez anos no dia 27 de janeiro. Em 2013, 242 pessoas perderam a vida por conta da tragédia, que deixou 636 sobreviventes e chamou a atenção do Brasil e do mundo para os cuidados e medidas necessários para garantir a segurança contra incêndios em edifícios públicos e privados.

Para além dos debates na esfera política e judicial, fatalidades como a que ocorreu na boate Kiss inspiram artistas das mais diversas vertentes. Exemplo disso, um cantor e compositor do Estado do Pará, a mais de 3.600 km de Santa Maria, compôs uma música inspirada na tragédia, que aconteceu no Sul do país.

Jairo Lenz está inserido no universo musical há mais de uma década e produz canções com influências de pop e rock, de ídolos como Jota Quest, LS Jack, Creed, U2, Pearl Jam, Legião Urbana, Cazuza e Roupa Nova. Em julho deste ano, o cantor e compositor paraense lançou o single “Santa Maria”, que chegou às plataformas digitais no último dia 21.

A canção conta com produção musical de Rodrigo Camarão e marca uma nova fase na carreira do artista que, até então, vinha apresentando músicas no estilo pop rock romântico, como “Alice”, “Lagrimas Perdidas” e “Momentos Bons”. Agora, com o novo single, o artista apresenta ao público uma música mais voltada para o rock. 

“Essa canção [Santa Maria] foi composta em 2013, cerca de duas semanas após o incêndio na boate Kiss”, revela Lenz. “As notícias mexeram muito comigo, afinal, se fosse uma vida perdida já seria uma tragédia, e foram 242 vítimas nesse incêndio que trouxe sofrimento para familiares e para quem acompanhava o que aconteceu”, afirma.

O cantor ressalta que o single é importante para o atual momento de sua carreira. “Hoje, sinto que tenho mais experiência e ‘Santa Maria’ representa uma evolução para mim, enquanto compositor, por se tratar de uma letra diferente das canções lançadas nos anos de 2021 e 2022”.

Lenz também espera que o novo single atraia um público maior para conhecer seus outros trabalhos. Entre os planos para o futuro, ele espera poder conhecer novos lugares por meio da música. 

Lançamento rompe hiato de dez anos

O compositor revela que escreveu a letra de “Santa Maria” há dez anos e, durante todo esse período, estava decidido a não gravá-la. ”Quando a tragédia completou dez anos e o assunto voltou à tona, repensei e notei que o tema continua sendo importante. Espero que, de alguma forma, a canção possa chamar a atenção para o que ocorreu na boate Kiss e contribuir de algum modo”, explica.

De acordo com ele, a letra de “Santa Maria” foi criada como um pedido de socorro para que as autoridades e os órgãos fiscalizadores não se esqueçam do que ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. “Espero nunca mais ligar a televisão e me deparar com uma notícia parecida com o que ocorreu na Boate Kiss”, afirma. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.youtube.com/@JairoLenz