Início » Aluno de Manaus se destaca no futebol e vai treinar no Corinthians
Esporte

Aluno de Manaus se destaca no futebol e vai treinar no Corinthians

“Nunca desistam dos seus sonhos”. Essa frase marcou a despedida de Charles Eduardo Garcia Dias, 10 anos, conhecido como Dudu Manauara, que foi selecionado para atuar na base do time paulista Corinthians. O atleta mirim passou os últimos cinco anos estudando na rede municipal da Prefeitura de Manaus, na escola Francisco Maia, localizada no bairro Jorge Teixeira. Ele viaja na madrugada desta quinta-feira, 10/8, e se despediu dos colegas nesta quarta-feira, 9.

A despedida com os colegas que estudaram durante todo o ensino fundamental anos iniciais foi emocionante, com direito a cartinhas de despedida e amigos chorando. Dudu Manauara era muito conhecido e querido em sua escola, mas neste momento sai para realizar um sonho.

“Meu pai disse que, quando eu entrei no supermercado pela primeira vez, a primeira coisa que eu peguei foi uma bola de futebol.  Vou viajar para São Paulo para jogar pelo Corinthians. Meu sonho é ser um jogador de futebol”, acrescenta.

Aluno aplicado nos últimos simulados de preparação para o Saeb, conta a gestora da escola, Elizane Lavareda, ele conseguiu ótimos resultados, provando que a junção entre esporte e educação pode gerar frutos muito bons.

“Uma coisa que eu sempre trabalhei muito com ele: nunca deixe de estudar. Colocando a escola sempre como o centro da vida dele, paralela ao futebol. Mesmo sendo jogador, os resultados sempre foram muito bons e sempre foi muito consciente da importância da escola na vida dele”, completa.

E essa importância parte da dedicação da família do Dudu. Seu pai, Ageu Peres, explica que o menino chegou a estudar em escola particular, mas os resultados não eram bons. Então, o pai resolveu mudar Dudu da escola e as coisas começaram a mudar.

“Eu trouxe ele para a escola Francisco Maia. Foi onde a diretora deu um grande suporte junto com os professores e com três meses o Eduardo já estava lendo. Ele é um excelente filho, só me dá orgulho”, acrescenta Ageu.

Trajetória

Desde cedo, Dudu já demonstrava talento para o futebol. Tendo participado de vários torneios, sempre se destacou, sendo artilheiro, inclusive, de um certame realizado no Clube do Trabalhador Sesi, onde disputou seis partidas, marcando 16 gols.

Quando as lendas do futebol local Luíca e Delmo tiveram acesso aos vídeos dos jogos, entraram em contato com o pai do menino, porque seu trabalho agora é evitar que os talentos locais sejam desperdiçados.

“Quando vi os vídeos dele, eu vi que era um garoto diferenciado, talentoso. Entrei em contato com o Ageu e na mesma noite já marquei uma reunião lá em casa. Ele foi e levou o Dudu, então mandamos o vídeo direto para São Paulo, enviamos o vídeo para o Corinthians, Palmeiras e Fluminense. Como o Dudu e o seu pai são corintianos, eles escolheram esse clube”, concluiu Luíca.