Início » Wilker Barreto lança pré-candidatura a prefeito de Manaus
Política

Wilker Barreto lança pré-candidatura a prefeito de Manaus

O deputado estadual Wilker Barreto lançou no último sábado, 9, a sua pré-candidatura a prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024. O lançamento aconteceu no escritório político do parlamentar, localizado no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-sul de Manaus, e contou com a presença de lideranças políticas, amigos e simpatizantes do pré-candidato.

Em seu discurso, Wilker destacou que a escolha do próximo prefeito de Manaus é uma entrevista de emprego feita pela população, onde a experiência e a formação acadêmica são requisitos que devem ser levados em consideração no pleito municipal.

“Para ser prefeito de Manaus, é uma entrevista de emprego com o povo, da mesma forma como qualquer pessoa normal. Se quem está empregado hoje passou por um processo seletivo, passou por uma entrevista, porque para ser prefeito de Manaus para administrar as nossas vidas, de nossos filhos, não precisa? Por isso eu quero que a população avalie a minha capacidade, a minha experiência e o meu preparo”, afirmou Wilker.

Barreto reiterou que a sua pré-candidatura será voltada para os anseios da população manauara e para lutar por melhorias na capital amazonense.

“Essa pré-candidatura não é do Wilker Barreto, é de vocês. Eu gosto muito de uma frase que eu uso muito: quem ama cuida, que gosta cuida. A forma que eu tenho para contribuir com a minha cidade e garantir uma Manaus melhor para os meus filhos é não permitir ver o nosso povo sofrer nas mãos do sistema”, pontuou.

Filiado recentemente ao Mobiliza, Wilker agradeceu a oportunidade de poder colocar seu nome como pré-candidato para as eleições municipais deste ano. “Gostaria de agradecer a todos os amigos do Mobiliza, em especial ao presidente da nacional, Carlos Massarollo, que me permitiram estar aqui hoje lançando a minha pré-candidatura. Eu entro nessa disputa para brigar pelo povo de Manaus, e quando eu falo brigar é chamar para o embate, eu vou fazer máscaras caírem”, finalizou.

Biografia

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e, ano passado, concluiu o seu Doutorado em Administração pela Universidade de Fortaleza.

Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade). Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos. Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus, sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016.

Em 2016 foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos. Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas. Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Wilker é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM).

No dia 02 de outubro de 2022, Wilker Barreto foi reeleito para seu segundo mandato como deputado estadual do Amazonas com 24.134 votos.