Início » Setor hoteleiro se recupera com investimentos e incentivos
Economia Notícias Corporativas

Setor hoteleiro se recupera com investimentos e incentivos

O setor hoteleiro tem mostrado notáveis sinais de recuperação nos últimos meses, à medida que as restrições de viagem diminuem e a confiança do público aumenta. Com o avanço das campanhas de vacinação e a implementação rigorosa de protocolos de saúde e segurança, os viajantes estão demonstrando uma vontade renovada de explorar destinos e vivenciar novas experiências

De acordo com a uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, o investimento no setor hoteleiro está em evidência, sendo considerado uma opção atraente para investidores em busca de oportunidades lucrativas. Existem várias razões que tornam esse setor atraente no atual cenário econômico. Para a pesquisa, a primeira delas é o aumento da demanda por hospedagem impulsionado pelo crescimento do turismo.

Ainda de acordo com a pesquisa citada no parágrafo anterior, com o aumento das viagens e a busca por experiências autênticas, os hotéis têm a oportunidade de se destacar e oferecer serviços de qualidade que atendam às necessidades dos viajantes. Além disso, o setor hoteleiro tem mostrado resiliência mesmo em períodos de incerteza econômica, o que confere estabilidade.

De acordo com outro artigo do Sebrae, independentemente do setor, a diversificação dos investimentos é uma poderosa estratégia. A possibilidade de diversificação dos investimentos, com a escolha de diferentes tipos de hotéis, localizações estratégicas e segmentos de mercado, acaba oferecendo oportunidades de maximizar o retorno sobre o investimento. Para o portal, estes fatores combinados tornam o investimento em hotéis uma opção em destaque no momento.

Para o CEO da Rede Bristol de Hotéis e Resorts, Jorge Alves, “o setor hoteleiro continua a ser um campo promissor para os empreendedores, apesar dos desafios recentes. Com a recuperação econômica em andamento e o aumento da demanda por viagens, há um potencial significativo para o crescimento neste setor”, afirma.  

De acordo com uma reportagem do Portal G1, a perspectiva econômica favorável é o aumento da demanda por viagens e hospedagem, já que o ano de 2023 é visto como o ano da concretização da retomada do setor pós-pandemia. À medida que as economias se recuperam e as restrições de viagem diminuem, mais pessoas estão ansiosas para explorar novos destinos. Isso cria uma oportunidade significativa para empreendedores no setor hoteleiro, à medida que a demanda por acomodações de qualidade aumenta. 

Aquecimento do mercado de turismo 

No dinâmico e competitivo mundo dos negócios, os empreendedores estão constantemente em busca de insights valiosos e orientações estratégicas para identificar as melhores oportunidades de investimento. Com o setor hoteleiro em constante evolução, é fundamental compreender as perspectivas econômicas que influenciam esse mercado.  

Segundo o relatório da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e ForwardKeys, um dos principais provedores de análise de dados de viagens do mundo, é previsto um aumento significativo no número de chegadas de passageiros vindos do exterior ao Brasil em 2023. Entre os meses de abril e dezembro deste ano, está programada a disponibilização de 9,7 milhões de assentos em voos internacionais com destino ao país, o que representa um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Essa projeção indica uma tendência positiva para o setor do turismo no Brasil, evidenciando um maior interesse e demanda por visitas ao país vindas do exterior: 

De acordo com o Panorama da Hotelaria Brasileira de 2023, estão previstas a construção de 108 novos hotéis nas cinco regiões do país.

  • O investimento estimado para essas construções será de aproximadamente R$ 5,7 bilhões.
  • Serão adicionados cerca de 18 mil novos quartos distribuídos por 93 cidades, com destaque para as regiões Sul e Sudeste que representam a maioria dos locais (78%).
  • O estudo revela que 7 em cada 10 novos hotéis estão sendo construídos no interior do país.
  • O Ministério do Turismo lançou o projeto Experiências do Brasil Original, com o objetivo de apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país.   

A Lei Perse (Lei nº 14.112/2020), também conhecida como Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, foi uma medida importante para a recuperação do mercado hoteleiro no Brasil.

Motivos para se investir em hotéis   

“Investir em hotéis é uma decisão estratégica com diversos motivos importantes que o tornam atrativo. Primeiramente, a demanda contínua por hospedagem é um fator crucial. O turismo é um setor em constante crescimento, com um aumento significativo no número de viajantes tanto a nível nacional quanto internacional. Isso gera uma demanda constante por acomodações de qualidade, o que oferece um mercado estável e potencial de retorno sobre o investimento”, indica o CEO.  

Ainda para Alves, os hotéis possuem um fluxo de receita diversificado. Eles podem gerar renda através de diárias de hospedagem, serviços de alimentação e bebidas, eventos, espaços de conferência e outras comodidades. Essa diversificação permite aos investidores maximizar o potencial de lucro. Além de obter benefícios fiscais e incentivos governamentais. 

O investimento em hotéis oferece a oportunidade de diversificação de portfólio. Os hotéis são considerados ativos tangíveis, o que pode ser uma opção atraente para investidores que desejam diversificar seu portfólio e reduzir a exposição a riscos específicos de determinados setores. 

“O setor hoteleiro é conhecido por sua resiliência. Mesmo em períodos de recessão econômica, a demanda por hospedagem geralmente se mantém estável, especialmente em destinos turísticos consolidados. Isso proporciona estabilidade ao investimento hoteleiro e aumenta as chances de obter retornos consistentes a longo prazo”, afirma o CEO.

Importância de uma administração profissionalizada  

Para Alves, a administração personalizada de um hotel é de extrema importância para proporcionar boa experiência aos hóspedes e se destacar em um mercado competitivo. “Ao adotar a abordagem personalizada, o hotel pode atender às necessidades individuais de cada hóspede, oferecendo serviços e comodidades adaptados às suas preferências. Isso cria um sentimento de exclusividade e atenção especial, resultando em satisfação e fidelidade”, afirma. 

Para o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, outro aspecto importante da personalização é a capacidade de resolver problemas de forma eficiente e rápida. Com uma administração personalizada, a equipe do hotel está mais apta a identificar problemas ou preocupações dos hóspedes e agir prontamente para resolvê-los. A personalização é vista para o portal como uma receita para vencer a concorrência com grandes hotéis.