Início » Ponte do Rio Negro recebe iluminação lilás em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha 
Manaus

Ponte do Rio Negro recebe iluminação lilás em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha 

Ação faz parte da programação de conscientização do mês 

A Ponte Jornalista Phelippe Daou está iluminada em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha, comemorado na última segunda-feira (07/08). A ação faz parte da campanha “Agosto Lilás”, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), atendendo um pedido da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). 

A programação alusiva do Governo do Amazonas nesta segunda-feira (07/08), data em que se comemora o aniversário da Lei, iniciou com a entrega da unidade de Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) totalmente revitalizada e o anúncio de R$ 2,4 milhões em investimentos para o combate à violência de gênero por meio da parceria entre a Sejusc e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). 

Nesta terça-feira (08/08), será a vez do Teatro Amazonas receber a iluminação na cor lilás, que será precedida de um ato público, segundo a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa. “Amanhã, dia 8, a partir das 16 horas, haverá uma concentração na Praça do Relógio, uma caminhada até o Teatro onde iremos fazer a iluminação em alusão ao ‘Agosto Lilás’ e reforçar cada vez mais os direitos das mulheres. É um dia de dizer basta as violações dos direitos da mulher”, convida Jussara.

Durante o mês de agosto, a Sejusc conta com uma programação de divulgação de vídeos, baseados em fatos reais, sobre os tipos e casos de violência doméstica. O foco é exemplificar e informar as pessoas, por meio das redes sociais, dados e relatos de sensibilização sobre o tema. Abordagens informativas, distribuição de materiais, workshops e ações de conscientização também ocorrerão na capital e no interior do Estado. 

Sensibilização 

O ato de iluminar um monumento é para chamar atenção da população para a causa e atende, também, um pedido da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da estadual Alessandra Campêlo, presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idosoo. 

“A gente precisa combater a violência desde criança, precisa fazer com que o ensino da Lei Maria da Penha e o combate ao machismo nas escolas seja desde criança para criar uma nova geração que respeite as mulheres. E eu quero fazer esse apelo aqui para que a gente se empenhe, a violência é algo gritante no nosso país, mas precisamos ter excelência no combate à violência contra a mulher”, comentou a deputada.