Início » Centro de Mídias de Educação do Amazonas vence prêmio nacional de educação promovido pelo YouTube e Unesco
Educação

Centro de Mídias de Educação do Amazonas vence prêmio nacional de educação promovido pelo YouTube e Unesco

Cemeam foi escolhido vencedor na categoria destinada às instituições públicas

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, foi um dos vencedores da primeira edição do “Prêmio YouTube Educação Digital”, na categoria “Parceiro da Educação Digital – Instituições Públicas”. O centro conquista o título após ter os conteúdos educacionais avaliados por especialistas em educação, da equipe YouTube Brasil e da representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). A premiação acontecerá em São Paulo, no próximo dia 14.

Esta é uma iniciativa recente do YouTube Brasil, que entende que a educação realizada no ambiente digital é um vetor importante para melhorar a qualidade da aprendizagem no país. 

“É um prêmio de alta relevância para o estado do Amazonas, o reconhecimento de um trabalho de excelência. O Cemeam, por meio do Ensino Mediado, cria oportunidades, encurtando as distâncias, levando a educação o mais longe possível. O governador Wilson Lima não mede esforços para estar sempre investindo na educação e, hoje, temos um modelo que é referência em todo o Brasil”, ressaltou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves. 

Não é a primeira vez que o Cemeam tem o conteúdo valorizado e reconhecido pela plataforma. Em 2021, o centro conquistou duas vezes, com o programa “Aula em Casa”, o “Prêmio Prata”, que consiste em placas de comemoração pela marca de 100 mil inscritos adquiridos no YouTube.

A solenidade com a participação dos vencedores da primeira edição do “Prêmio YouTube Educação Digital” acontecerá no próximo dia 14 de agosto, no escritório do Google Brasil, em São Paulo. Além da premiação, o evento também marcará o lançamento do Relatório de Impacto do YouTube, em uma conversa com especialistas e criadores de conteúdo sobre o impacto econômico, social e cultural da Economia Criativa no Brasil.

História 

Implantado em 2007, o Cemeam é um projeto do Governo do Estado do Amazonas, que promove ensino presencial mediado por tecnologias para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


As aulas são produzidas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos midiáticos, ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo, diariamente, para todas as salas de aula simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem.


“As menções que sempre recebemos são o resultado do trabalho do dia a dia. Nossas demandas são sempre enxergadas com compromisso, responsabilidade, rotinas árduas de estudo conceitual e de recursos didáticos. Desenvolvemos formações, ensaios das aulas em estúdios, formatos diferenciados para cada projeto. Temos uma identidade única e disruptiva”, afirmou a diretora do Cemeam, Wilmara Cruz. 

Ao longo dos 16 anos do Cemeam, mais de 350 mil alunos foram beneficiados pelo Centro de Mídias, que alcança 2 mil salas de aula em mais de 800 comunidades em todo o Amazonas. Durante a pandemia da Covid-19, o Cemeam exportou, por meio de Termos de Cooperação Técnica, sua tecnologia para 11 estados brasileiros e o Distrito Federal, beneficiando mais de 10 milhões estudantes do país.  


Prêmios

Entre as premiações já conquistadas pelo Cemeam durante toda sua história, estão: Prêmio WISE – Qatar Foundation (2009); Prêmio A Rede – A tecnologia na inclusão social (2009); Prêmio Learning & Performance Brasil (2013/14; 2016/17 e 2018/19); Prêmio International Quality Company (2018 e 2019); duas placas do YouTube Brasil aos canais do Aula em Casa (2021); homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) (2022).