Início » Prefeito entrega unidades de saúde na zona Leste e destaca farmácia gratuita abastecida à população
Manaus

Prefeito entrega unidades de saúde na zona Leste e destaca farmácia gratuita abastecida à população

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na tarde desta terça-feira, 1º/8, mais duas Unidades de Saúde da Família (USFs) totalmente revitalizadas.

As USFs são a L-32, no bairro Coroado 3, e a L-44, no Mauazinho, ambas na zona Leste da capital, unidades referências em saúde básica para 8 mil famílias que residem nas duas áreas de abrangência.

Durante as entregas, o chefe do Executivo municipal destacou que as reinaugurações fazem parte do cronograma de obras da prefeitura e que as unidades estão com suas farmácias totalmente abastecidas com os itens da Atenção Básica para atender a população.

“Nesta semana vamos entregar oito unidades de saúde da família. Hoje, as entregas aconteceram na zona Leste. Assim, a gente chega a 40 unidades deste porte reformadas na cidade de Manaus, além das UBSs tipo 4 que estamos construindo e vamos entregar muito em breve. Com isso, nós damos uma melhor condição para os nossos servidores e a população é melhor atendida. Quero aqui destacar que nós temos todos os 75 itens da farmácia para atender a população. É importante que se fale isso porque muitas pessoas procuram as UBSs atrás dos remédios que não são da atribuição da prefeitura. Nós somos responsáveis pela Atenção Básica e todos os itens estão a disposição da população”, enfatizou Almeida.

Viabilizadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP), as melhorias nas unidades de saúde incluem adequações e pintura nas áreas interna, externa, incluindo paredes e cobertura, jardinagem e substituição da mobília e dos equipamentos utilizados para procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

As revitalizações fazem parte do planejamento de modernização da rede municipal de saúde, e visam oferecer mais conforto e segurança nos atendimentos de Atenção Primária à Saúde (APS) em toda a cidade.

A L-32 é a 39ª unidade de pequeno porte revitalizada até o momento, e a L-44, é a 40ª. Com as duas entregas, sobe para 40 o total de unidades do tipo que passaram por melhorias na atual gestão. Na última segunda-feira, 31/7, também foram entregues duas USFs, desta vez na zona Norte, e até a sexta-feira, 4/8, serão mais quatro, totalizando 44. Até o final do ano, as 68 unidades deste porte, terão sido revitalizadas e entregues à população de Manaus.

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom