Início » Monitoramento de doenças de notificação obrigatória é ampliado em serviços de saúde no Amazonas
Saúde

Monitoramento de doenças de notificação obrigatória é ampliado em serviços de saúde no Amazonas

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

Núcleos de vigilância epidemiológica estão presentes na capital e interior

O Amazonas avança no monitoramento das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), isto é, obrigatória. No estado, o acompanhamento é realizado através das unidades do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que foram ampliadas de 19 para 51 núcleos de 2021 a 2023.

As unidades de NVEH são responsáveis por identificar, notificar e investigar casos suspeitos ou confirmados de DNC para prevenir a disseminação de doenças infecciosas atendidas em serviços de saúde e implementar estratégias de registro da informação, investigação, medidas controle e interrupção da cadeia de transmissão dessas doenças.

Como setor integrante da Vigilância em Saúde, no Amazonas, os NVEH são coordenados pela Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH) na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM).

“O monitoramento da vigilância epidemiológica hospitalar desempenha um papel de extrema importância na proteção da saúde pública e no controle de doenças. Esse acompanhamento contínuo permite a identificação precoce de emergências em saúde, possibilitando a implementação de medidas rápidas e efetivas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Em 2021, havia 19 núcleos no Estado. Já em 2022, essas unidades foram ampliadas para 35. Neste ano de 2023, até este mês de junho, essas unidades chegaram ao total de 51, sendo 30 na capital Manaus e 21 no interior do estado. Com a expansão de unidades no Amazonas, o número mais que dobrou em relação ao ano de 2021.

Fabiana Bianchet, apoiadora técnica da REVEH pela FVS-RCP pontua a relevância das atividades dos núcleos. “Os núcleos são unidades importantíssimas nas unidades hospitalares, porque são eles que, primeiramente, nos demonstram quando há algum evento de saúde pública. Então, com eles fortalecidos, é possível tomar a melhor atitude para combater as situações”, disse.

Ainda de acordo com Fabiana, o aumento de unidades representa o empenho das equipes dos núcleos em desenvolver um trabalho preciso na detecção das doenças e consequente elaboração de plano rápido de ação para redução de riscos.

Municípios

Além das 30 unidades de NVEH em Manaus, os núcleos de vigilância estão em São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Santa Isabel do Rio Negro, Parintins, Coari, Tefé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, São Paulo de Olivença, Barcelos, Lábrea, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tonantins, Guajará, Ipixuna, Silves e Itapiranga.

Vigilância Epidemiológica Hospitalar

A Vigilância Epidemiológica Hospitalar é um conjunto de medidas que tem como objetivo monitorar e prevenir a ocorrência de doenças transmissíveis dentro de um hospital ou unidade de saúde. É um processo contínuo de investigação, controle e prevenção de doenças infecciosas, buscando garantir a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e visitantes.

Notificação compulsória

A notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos, suspeitos ou confirmados que deve ser realizada às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de controle pertinentes.