Início » Dia da Sobrecarga da Terra destaca preservação do planeta
Notícias Corporativas

Dia da Sobrecarga da Terra destaca preservação do planeta

Mobilização ocorre dia 2 de agosto e mostra redução na proporção da pegada para a biocapacidade da Terra em 0,1%

Chamar a atenção às ações para a preservação do planeta. Esse é um dos objetivos do Earth Overshoot Day – Dia da Sobrecarga da Terra, que neste ano cai em 2 de agosto, conforme o cálculo da Global Footprint Network, que considera os dias em que a biocapacidade da Terra é suficiente para fornecer a Pegada Ecológica da humanidade.

De acordo com a organização internacional de pesquisa, o Earth Overshoot Day se dá pela divisão da quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano, pela Pegada Ecológica da humanidade, multiplicado por 365 – número de dias em um ano.

Segundo as estimativas do Earth Overshoot Day, para 2023, a Pegada Ecológica total teve uma alta de 0,2% em relação ao ano anterior, enquanto a biocapacidade total cresceu 0,3% no mesmo período. Esses efeitos combinados reduziram a proporção da Pegada para a biocapacidade em 0,1%.

O levantamento mostra, ainda, que o ano de 2020, marcado por bloqueios resultantes da pandemia de covid-19, registrou queda inicial acentuada nas emissões de dióxido de carbono (CO²). No fim daquele ano, as emissões totais foram 5% menores do que as de 2019. Por sua vez, de 2021 a 2022, estima-se que as emissões tiveram um aumento de 1,5%.

A mobilização vem também ao encontro do alerta emitido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que diz que 2023 pode ser o ano mais quente já registrado. Além disso, há uma probabilidade de 66% de que a temperatura média anual, próxima à superfície global entre 2023 e 2027, fique mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais por pelo menos um ano.

Para o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, o Dia da Sobrecarga da Terra não pode passar despercebido pelo mundo corporativo. Ele reforça, ainda, que a data não deve gerar apenas reflexões, mas ações na cultura da empresa, mudando, inclusive, o modo de pensar e agir.

“Esse assunto é de grande relevância e demanda atenção, não somente dos governos, mas de todos, especialmente do âmbito empresarial. Por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), práticas ESG e publicações próprias, atestamos essa preocupação apresentada pelo Earth Overshoot Day. Se desejamos estar nos trilhos da Responsabilidade Total, é preciso mudar o modo de pensar e agir”, conclui.