Início » LATAM apresenta coleção de eco kits de viagem e promove design local com artistas brasileiros
Notícias Corporativas

LATAM apresenta coleção de eco kits de viagem e promove design local com artistas brasileiros

Como parte do redesenho do serviço de bordo em voos internacionais de média e longa distância, o Grupo LATAM apresenta a nova proposta visual de seus “Eco Kits” para viagem, conceito de Amenity Kits inspirado no design local e na incorporação gradual de elementos sustentáveis.

Dentre os oito artistas sul-americanos escolhidos pela companhia por sua trajetória e/ou por serem transformadores em suas comunidades, dois são brasileiros: Bettina Vaz Guimarães, nascida em São Paulo, é uma artista visual que concentra a sua produção na pintura e no desenho; Já Hamilton Aguiar, natural de Belo Horizonte, é um artista plástico que desenvolve uma arte minimalista e uma técnica cromática original.

Todos os designs foram confeccionados com materiais de baixo impacto ambiental. Destaque para a bolsa, projetada para ser reutilizável e versátil, o que torna o item colecionável e com uma vida útil muito longa. LATAM apresenta nova proposta visual de seus “Eco Kits” para viagem. Clique aqui para mais imagens. Crédito: Divulgação LATAM O kit é entregue desembrulhado, e contém alguns materiais reutilizáveis, como uma escova de dentes de bambu com tampa produzida com cana-de-açúcar. Os tampões de ouvido são embrulhados em papel craft para reduzir ao máximo o uso de materiais plásticos, e as meias e máscara para os olhos são feitas de plástico reciclado. Design da artista brasileira Bettina Vaz Guimarães. CréditDesign do artista brasileiro Hamilton Aguiar. Crédito: Divulgação LATAM O formato mais completo, disponível para cabines Premium Business, também inclui produtos cosméticos (creme para as mãos, protetor labial e toalha refrescante) produzidos pela Feito Brasil, marca certificada como Empresa B – que visa como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental, e que tem pilares baseados na sustentabilidade (Cruelty Free – desenvolvido sem testes em animais – e Veganos, além de ingredientes naturais, matérias-primas e produção local, feitos à mão por artesãos brasileiros). 

Eco Kits são inspirados no design local e na incorporação gradual de elementos sustentáveis. Clique aqui para mais imagens. Crédito: Divulgação LATAM Segundo Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil, “essa é mais uma iniciativa que reforça a estratégia de sustentabilidade da LATAM. Firmamos o compromisso de eliminar 100% dos plásticos de uso único até 2023 e estamos trabalhando constantemente para isso. Encerramos o primeiro semestre deste ano com 88% de redução do plástico de uso único usado a bordo e estamos avançando para o cumprimento desta meta que tem como objetivo reduzir os nossos impactos ambientais e contribuir cada vez mais com as localidades onde operamos.”

A iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo LATAM, com a qual pretende gerar valor ambiental e social para as comunidades, promovendo o desenvolvimento social, ambiental e econômico nos países onde atua, além de eliminar 100% os plásticos de uso único de suas operações até o final deste ano.
SAIBA MAIS SOBRE OS ARTISTAS BRASILEIROS
 Bettina Vaz Guimarães: Artista plástica, formada pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Vive e trabalha em São Paulo. Sua produção se concentra na pintura e no desenho e, segundo a crítica de arte Katia Canton, sua obra é descendente direta da natureza morta. Participou do “Ateliê Fidalga” dos artistas Albano Afonso e Sandra Cinto. Seu processo criativo concentra-se em pinturas, desenhos, instalações e projetos site-specific com base em sua pesquisa sobre cores, tonalidades e métodos de colagem.
 Hamilton Aguiar: Estudou pintura e restauração de arte, depois se mudou para os Estados Unidos. Desenvolve uma arte minimalista e uma técnica cromática original. Sua presença é recorrente em galerias e espaços expositivos internacionais de arte contemporânea. Trabalhos notáveis ​​incluem “Three Flowers” e “Nove” de sua série “Solitude” e “Uno”, que reflete seu trabalho com fundações de conservação para combater o desmatamento.
CONHEÇA OS DEMAIS ARTISTAS SUL-AMERICANOS

Ana Bonamico (Argentina): Professora de Artes Visuais na Escola Provincial de Arte e Desenho General Manuel Belgrano e Animadora Audiovisual na Escola para Animadores, E.P.A., instituições de Rosário e Santa Fé, na Argentina. Sua arte tem sido apresentada em feiras internacionais (ArteBA e Bienal de Veneza) e exposições ao redor do mundo. Sua série “LIFE” engloba três peças diferentes: “EARTH” “OCEAN” e “UNIVERSE”. Cada um, exemplificando áreas nas quais existem as mais diversas e desconhecidas formas de vida: desde as menores partículas até os maiores corpos animais.

Aníbal Vallejo (Colômbia): Estudou Belas Artes na Universidade de Antioquia e depois Design de Moda na Escola Colombiana de Design, ambas na cidade de Medellín. Explora as fronteiras da pintura por meio de diferentes técnicas. Em particular, sua inclusão de bordados equilibra estilos figurativos e abstratos, estabelecendo uma lógica interna e um diálogo constante em suas pinturas. Vallejo foi apresentado em exposições coletivas aclamadas e feiras de arte em todo o mundo, incluindo Art Miami e ArtBo, em Bogotá.

Judy Kaufmann (Chile): Ilustradora e designer gráfica baseada em Barcelona. Trabalhou para o Google UK, New York Times, New York Magazine, entre outros. Desenvolveu parte de sua carreira ilustrando livros infantis para diversas editoras na França, Espanha e Estados Unidos.

Mariella Agois (Peru): Estudou fotografia em Lima com Fernando La Rosa e depois continuou seus estudos no The School of the Art Institute of Chicago. É considerada pioneira na fotografia peruana contemporânea. Trabalha com pintura desde 1980. Especializou-se em desenhos a tinta, linogravura e fotografias digitais conhecidas como “composições digitais”. Seu foco principal são as composições geométricas abstratas. Suas obras de arte foram exibidas nas principais galerias e museus, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Lima.

Paula Barragan (Equador): Designer e artista nascida em Quito. Ganhou seu BFA (Bachelor of Fine Arts) em design e ilustração do Pratt Institute em Nova York. Cria gravuras, desenhos, colagens, pinturas, tapetes e ilustrações por meio de uma intensa exploração de como ela vê a si mesma e ao mundo. Seu trabalho de renome mundial é exibido em galerias no Equador e nos Estados Unidos, onde foi selecionada como a artista oficial da XIX edição do Latin Grammy Award, 2018.

Tomás Olivos (Chile): Ilustrador e designer independente. Estudou design na Universidade Diego Portales, em Santiago do Chile. Mistura mídia digital e analógica em seu trabalho. Entre as obras destacadas estão: “ZAMNI”, para a Fundação Mar Adentro, “Verde/Azul: de los glaciares al mar” e “El gran espíritu”, em colaboração com a editora Saposcat.