Início » Como incentivar as crianças na volta às aulas 
Educação

Como incentivar as crianças na volta às aulas 

O período de retorno às aulas é cheio de expectativas tanto para as crianças, que precisam se adaptar após as férias de julho, quanto para os pais, que necessitam de organização para a retomada da rotina. Depois de um período sem atividades escolares, e de horas de sono desreguladas, é o momento de readequar a vida familiar. 

Para que esse processo seja vivenciado de forma tranquila, o diálogo é uma importante ferramenta que ajuda a alinhar as expectativas. “É importante manter sempre uma atitude positiva, lembrando o quanto a escola é importante e necessária. Quanto mais segurança os pais transmitirem às crianças, melhor será o processo de retorno”, afirma Josué de Melo Artigas, Coordenador Pedagógico do Marista Escola Social Curitiba.

Organização 

Planejamento e organização são palavras chaves neste período. Separar os materiais, doar itens que não serão mais utilizados e adequar a rotina do sono contribuem para o bem estar das crianças. “Conversar sobre a nova etapa citando exemplos,  traçar um paralelo e mostrar que nos primeiros dias todos estarão se adaptando e que isso acontece em todas as fases da vida é um bom começo”, explica Josué.

Para incentivar e deixar o período que antecede a volta às aulas mais tranquilo, o especialista dá dicas de pequenas mudanças na rotina. 

  1. Rotina do sono

     Com tantas horas de lazer é normal que a rotina do sono esteja desregulada, por isso, para um bom retorno às aulas, os pais podem antecipar algumas mudanças de hábitos diariamente. Segundo as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono) , a recomendação é que as telas, celulares, televisores, tablets e computadores sejam desligados até meia hora antes de dormir. Assim, durante a semana, dormir adequadamente resulta em uma melhor atenção, aprendizagem e memória. 

  1. Incentive o pensamento positivo

Encorajar a criança diante dos desafios do segundo semenstra é uma das maneiras de promover o diálogo e bem estar, mostrar que o novo ano vai ensinar muitas coisas novas e que os colegas também estão se organizando para o reencontro. 

  1. Faça um diário

    Uma boa dica também é relembrar os momentos vividos nas férias, um diário com as melhores lembranças pode ser criado, com escritos sobre os lugares visitados, algum ingresso do cinema, as brincadeiras com os vizinhos e até uma foto em família pode ser colocada. “Além de explorar a criatividade, é uma forma de mostrar quantas coisas foram feitas no período.”, reforça.

  1. Organize um encontro com os amigos

 Reencontrar os amigos de escola também é uma das formas de reviver boas lembranças, uma ideia é organizar um encontro entre os colegas em casa, assim eles também vão contar as novidades e compartilhar a expectativa de volta as aulas. 

  1. Ouça

O diálogo é  fundamental no processo de adaptação ainda mais, escute com muita atenção, os primeiros dias em sala de aula do retorno.“O apoio é uma ótima ferramenta, para que durante o segundo semestre elas saibam que sempre podem contar”, reforça.