Início » Como ingressar no mercado de trabalho: 5 dicas para dar o primeiro passo 
Educação

Como ingressar no mercado de trabalho: 5 dicas para dar o primeiro passo 

A expectativa de contratação de profissionais no Brasil é otimista para os próximos três meses: 47% dos empregadores pretendem contratar, aponta pesquisa realizada pelo ManpowerGroup. Diante desse cenário, é importante que os candidatos em busca de recolocação ou do primeiro emprego estejam prontos para aproveitar o momento positivo e atender às expectativas do mercado. 

Para esses profissionais, é fundamental adotar estratégias eficientes e se preparar adequadamente. Com o objetivo de auxiliar aqueles que estão nessa jornada, Mónica Flores, Presidente do ManpowerGroup LATAM e escritora do livro “Em suas marcas, Prontos… empregue-se!”, compartilha cinco dicas valiosas para dar o primeiro passo em direção ao sucesso na carreira: 

1- Tenha seus objetivos claros 

Antes de enviar seu currículo para diversas empresas e vagas distintas, é imprescindível definir os objetivos profissionais que deseja alcançar. Afinal, enviar candidaturas sem ter clareza sobre o que busca pode ser pouco efetivo.  

É importante que o candidato realize uma autoanálise para compreender em que momento da carreira se encontra e qual tipo de vaga é mais adequada ao perfil. Faça pesquisas, crie uma lista das organizações onde gostaria de trabalhar e mantenha-se atento às tendências do mercado. 

2- Amplie sua rede de contatos 

Ter uma rede de contatos sólida é extremamente relevante para se manter atualizado sobre as oportunidades disponíveis. Além disso, essa rede pode gerar recomendações por parte de outros profissionais e líderes, que podem fazer indicações quando souberem de vagas de trabalho. 

“Para expandir a rede de contatos, as mídias sociais, como o LinkedIn, são ótimas ferramentas. No entanto, é importante ter cautela ao utilizar a rede, que funciona como um currículo virtual, pois os recrutadores podem acompanhar suas atividades online”, acrescenta Mónica Flores.  

As empresas têm acesso ao seu histórico profissional, contatos, formações acadêmicas e, inclusive, opiniões. Portanto, cuide bem do seu perfil. Lembre-se de compartilhar ou comentar assuntos apenas quando tiver algo relevante a acrescentar, pois os recrutadores podem estar de olho nos perfis dos candidatos. 

3- Busque indicações 

As indicações são frequentemente uma maneira eficaz de obter uma vaga de emprego, uma vez que as empresas muitas vezes preferem contratar pessoas com referências, recomendadas por quem já faz parte da equipe. 

Para conquistar uma indicação, o caminho é pesquisar sobre a empresa e verificar quais conexões você possui, seja um colega ou alguém que conheça um funcionário. É de grande importância manter um bom relacionamento, demonstrando seu potencial e interesse em trabalhar naquela organização.  

4- Invista em aperfeiçoamento profissional 

Cursos, treinamentos, palestras e workshops são excelentes maneiras de aprimorar as habilidades profissionais e são muito valorizados pelas equipes de recrutamento. Ter uma ótima formação é importante, mas é essencial que os profissionais não se acomodem e busquem atualização e compreensão das mudanças do setor. 

“Após definir seu objetivo profissional e o tipo de vaga que deseja alcançar, pesquise cursos e treinamentos que possam ajudá-lo a chegar mais longe. Mesmo que esteja sem emprego e com recursos limitados, é possível encontrar aulas gratuitas e de qualidade na internet em diversas áreas de conhecimento, o que demonstra seu movimento e interesse”, explica Mónica. 

5- Estimule seus conhecimentos gerais e soft skills 

Muito mais do que conhecimento técnico na área de atuação, equipes de recrutamento avaliam o nível de conhecimentos gerais dos candidatos, pois quem se mantém atualizado sobre o que acontece no mundo possui maior senso crítico e preparo para lidar com adversidades, características muito buscadas no mercado de trabalho. Ler notícias, assistir a telejornais e pesquisar sobre temas diversos melhoram o relacionamento interpessoal, o que aumenta a confiança na hora de construir a rede de contatos.  

Além disso, as soft skills, ou habilidades comportamentais, ganham mais força, pois estão relacionadas com a inteligência emocional do candidato, como comunicação efetiva, trabalho em equipe, resolução de problemas, adaptabilidade, liderança, pensamento crítico e empatia. Apesar de serem mais difíceis de serem mensuradas, essas habilidades vêm sendo pontos-chave para contratações.