Início » Prefeitura de Manaus promove feiras de artesanato itinerante em fábrica do Distrito Industrial
cultura

Prefeitura de Manaus promove feiras de artesanato itinerante em fábrica do Distrito Industrial

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promove, nesta sexta-feira, 28/7, das 8h às 14h, duas feiras de artesanato itinerante, na sede da empresa RubberOn, localizada no Distrito Industrial 1, zona Sul; e na Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), localizada na avenida Brasil, 2.971, bairro Compensa, zona Oeste.

Com a oferta de dez oportunidades em cada feira, os artesãos terão espaço para expor e divulgar os produtos confeccionados à mão, que vão desde sabonetes e outros cosméticos; artigos domésticos; bijuterias e acessórios; roupas; bonecas de pano; guloseimas, como biscoitos e pães, entre outros artigos.

“As feiras de artesanato itinerante são eventos que têm trazido vida e cultura para nossa cidade, oferecendo uma experiência única, tanto para os moradores locais quanto para os turistas que nos visitam. Elas proporcionam um espaço de comércio justo, permitindo que os artesãos apresentem diretamente seus produtos ao público”, destaca o titular da Semtepi, Radyr Junior.

As feiras são organizadas pelo Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi. No total, são mais de 1.300 artesãos cadastrados no departamento, que participam ativamente das feiras em locais públicos e empresas privadas.  

“É importante lembrar que ao apoiar as feiras de artesanato itinerante, vocês estão contribuindo para o desenvolvimento de nossa comunidade. O crescimento do turismo local é impulsionado pela riqueza cultural que elas oferecem, atraindo pessoas de várias partes da nossa região para descobrir as maravilhas de nossa cidade”, frisa a diretora do Desc, Silvia Jane.

Estratégia

Idealizadas pelo Desc, as feiras têm por objetivo utilizar lugares estratégicos para expor as mercadorias dos artesãos, além de oferecer espaço e estrutura para a exposição e venda dos produtos, promovendo capacitação empreendedora, como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.