Início » Sucão acumula premiações como franquia saudável no Brasil
Notícias Corporativas

Sucão acumula premiações como franquia saudável no Brasil

A marca conquistou pela quarta vez consecutiva, de 2020 à 2023, a nota máxima no guia Melhores Franquias, promovido pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). Além disso, também foi conquistado o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) pelo quinto ano seguido (2019, 2020, 2021, 2022 e 2023).

No dia 27 de junho, o Sucão recebeu o prestigioso prêmio Melhores Franquias 2023, da PEGN, consolidando ainda mais sua posição como a franquia saudável mais premiada do Brasil, visto que foi a única marca do setor a obter a nota máxima de cinco estrelas. 

Também em abril deste ano, a ABF divulgou o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2023, que é conquistado pelas marcas que alcançaram a maior pontuação em uma pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Entre os premiados, o Sucão esteve presente desde o ano de 2019.

Para a conquista de ambas as chancelas, são analisadas a performance da rede como um todo, além da avaliação dos franqueados em relação ao apoio fornecido pela marca – desde o processo de seleção e negociação do ponto comercial, até o resultado obtido com o investimento, considerando a qualidade e eficiência do suporte prestado pela franqueadora em todas as áreas e etapas.

De acordo com o CEO Henrique Soré, o que explica o fato de a empresa manter-se entre as franquias contempladas com o Selo de Excelência da ABF e o Prêmio Melhores Franquias da PEGN é o resultado, a consistência e a integração da rede. “Nossas ações visam atingir um bom resultado para cada parceiro franqueado do Sucão, e isto tem sido percebido quando analisamos o grau de satisfação”, explica.

Entre as práticas desenvolvidas pela empresa, Soré destaca que o Sucão tem em sua cultura por melhorias contínuas e um mapa de valor bem descrito, além, claro, de buscar a satisfação dos clientes finais. “Então, cada ação nossa, cada visita, cada planilha, cada lançamento de produto, são sempre norteados por estes valores intrínsecos à nossa marca”, completa. 

Expansão de franquias e outras premiações

Há 48 anos, em 1975, nascia a primeira unidade do Sucão, localizada em Campinas (SP). Em 2012, os sócios Antônio Mesquita, Filipe Falcão e Henrique Soré começaram a estudar e analisar intensamente a melhor forma de gerar a modernização da marca e a expansão para novas áreas, haja vista a enorme aceitação dos produtos da marca (antes do Selo de Excelência em Franquia da ABF, o Sucão teve seu primeiro reconhecimento através do “Comer e Beber” da Revista Veja Campinas, sendo eleito por sete vezes seguidas como o “Melhor Suco da Cidade”). 

Entre outros prêmios conquistados pela rede, estão o reconhecimento no ABF+Retail Design Institute (RDI) em 2017, na categoria “Projeto Arquitetônico – Quiosque” e “Melhor Embalagem” com a linha Grab & Go, desenvolvida em colaboração com a agência Garoa. Já em 2022, foram conquistados o 1° lugar na categoria de melhor design de lojas em food service de médio porte (unidade Aquarius São José dos Campos) e 2° lugar na categoria lojas de pequeno porte (unidade Inova São Caetano) – ambos também pela RDI e em parceria com o escritório de arquitetura M2P Labs. 

As premiações recebidas pelo Sucão indicam a validação do mercado para o modelo de negócio como franqueadora. Desde a entrada no franchising, Henrique Soré diz que o Sucão tem cautela de realizar a expansão de maneira consistente e gradual, nas praças corretas e com os parceiros e parceiras corretas. “Temos uma política não de ‘crescer a qualquer custo’, e sim, de crescermos de maneira organizada e mútua”.

O CEO diz que o foco principal é na evolução das franquias atuais e ressalta que a prova disso é o elevado número de multifranqueados, que são as pessoas que administram mais de uma unidade de uma empresa que a marca possui. 

Para saber mais, basta acessar: https://sucao.com.br/franquia-de-alimentacao-saudavel