Início » Fenasucro será 100% abastecida com energia limpa
Notícias Corporativas

Fenasucro será 100% abastecida com energia limpa

Energia consumida nos quatro dias de evento, entre 15 e 18 de agosto, em Sertãozinho/SP, terá como fonte a biomassa da cana-de-açúcar

Em busca de iniciativas que fortaleçam o compromisso com uma conduta sustentável, toda a energia elétrica consumida durante a realização da Fenasucro & Agrocana será proveniente de fonte limpa, 100% renovável e certificada. A iniciativa é uma parceria com a Toniello Energia, comercializadora de energia do Grupo Viralcool.

Segundo o empresário Antônio Eduardo Tonielo Filho, diretor da Toniello Energia, a energia consumida nos quatro dias de evento – a feira acontece de 15 a 18 de agosto de 2023, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP) – terá como fonte a biomassa da cana-de-açúcar, o que favorece a baixa nas emissões de gás carbônico e a redução significativa nos custos, que pode ser de mais de 30%.

“Como a Fenasucro & Agrocana trabalha na defesa do setor bioenergético, nada mais justo do que ela ser suprida por energia limpa, não poluente e mais barata. Essa é uma parceria importante para toda a cadeia”, destaca Tonielo.

 

Promoção da cadeia bioenergética

Ao adotar 100% de energia limpa para a realização da feira, a Fenasucro & Agrocana ainda confirma e impulsiona o Brasil como referência global na produção de bioeletricidade e promove toda a cadeia bioenergética.

“A ideia é mostrar o fechamento do ciclo, os equipamentos, serviços e soluções comercializados na Fenasucro & Agrocana para cogeração de energia elétrica e que, por sua vez, produzem energia limpa para parte destes mesmos consumidores livres de energia (que podem negociar a compra de energia). Inclusive, com a abertura do mercado livre de energia a partir de 2024, mais de 90% dos expositores da feira serão atendidos por fonte de energia limpa”, explica o executivo de energia do Grupo Tonielo, Eduardo Peres.

Neste ano, estão confirmadas mais de 800 marcas, que apresentarão equipamentos, serviços, soluções, novas tecnologias e tendências para o setor. A previsão é receber mais de 42 mil visitantes, vindos de todo o Brasil e de mais 47 países, além de 100% das usinas brasileiras.

 

Outras ações sustentáveis

Dentro das ações em prol da sustentabilidade, a feira também terá em sua programação a entrega de certificados Selo Energia Verde pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), com a missão de incentivar e ampliar a participação da bioeletricidade na matriz energética brasileira. O selo é emitido para as usinas que atendem critérios de eficiência energética, além das boas práticas agrícolas e industriais de sustentabilidade.

Ademais, haverá a instalação de cinco pontos, espalhados pela feira, para o recarregamento de carros elétricos ou híbridos, representando uma alternativa limpa aos veículos movidos a combustíveis de origem natural não renovável, como petróleo, gás e carvão.

Para o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, a feira tem esse papel de ativar e lançar tendências, novos produtos e tecnologias ao mercado, além de promover a cadeia bioenergética.

“Com esse projeto de ser suprida 100% com energia limpa, seremos uma feira de bioenergia usando bioenergia para funcionar. O que a Fenasucro & Agrocana coloca como tendência acaba se comprovando”, ressaltou Montabone.