Início » Cooperativas de crédito dobram número de associados
Notícias Corporativas

Cooperativas de crédito dobram número de associados

Série histórica do Banco Central, que permite comparação no período de sete anos, mostra evolução do setor

As cooperativas de crédito mais que dobraram o número de associados em sete anos. Dados do Banco Central (BC) mostram que essas instituições somam mais de 17 milhões de cooperados. Em 2016, período a partir do qual o levantamento do (BC) foi disponibilizado, eram 8,4 milhões.  

Para se ter uma ideia do mercado ocupado pelas cooperativas, a carteira de crédito das cooperativas cresceu 22,4% em 2022. Já o total de ativos do sistema cooperativo alcançou R$ 590 bilhões no ano passado, o que representa crescimento de 28,6% em relação a 2021. O país tem aproximadamente 800 cooperativas singulares de crédito em uma rede que compreende 9,1 mil unidades de atendimento. 

“Esse contexto é resultado da compreensão mais aprofundada dos brasileiros acerca de como funcionam as cooperativas, que têm como objetivo ampliar as condições de acesso a soluções financeiras”, salienta Adalberto Veiga, diretor executivo da Unicred Integração. 

A própria Unicred Integração vem expandindo a participação nas regiões brasileiras. A instituição, fundada no Rio Grande do Sul, entrou há dois anos no Nordeste do país. Conforme Veiga, esses movimentos vão ao encontro de uma análise de mercado que demonstra a possibilidade de avançar com o cooperativismo de crédito pelo Brasil. 

Mesmo no Rio Grande do Sul, onde o cooperativismo é bem consolidado, as instituições financeiras do setor ganham mais mercado. Um relatório, divulgado em junho pelo Sistema Ocergs Organização Cooperativa, mostra que o número de associados cresceu 12%, chegando a 2.613.900. No total, o Estado tem 3,5 milhões de cooperados nos sete ramos analisados.

Mais informações em: https://www.unicredintegracao.com.br/