Início » Lula diz que usará até Forças Armadas para combater desmatamento
Política

Lula diz que usará até Forças Armadas para combater desmatamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feria (11) que pode usar até as Forças Armadas, se necessário, para conter crimes ambientais. Em sua live semanal, o petista repetiu que jogará duro contra desmatamento, garimpo ilegal e madeireiras.

“Vamos jogar muito duro não só com os instrumentos de proteção que a gente tem no Ministério do Meio Ambiente, mas a gente vai jogar muito duro com o Ministério da Justiça. Com a Polícia Federal, se for preciso, com as próprias Forças Armadas para que a gente proteja a nossa floresta de queimada, de derrubada, de madeireiros, de garimpeiros e do crime organizado que muitas vezes está dentro da floresta”, declarou.

Lula afirmou que as pessoas que queiram explorar a floresta deverão fazê-lo de forma legal e quem não seguir isso será punido. Além disso, o presidente também disse que quer usar a Amazônia como moeda de negociação internacional para trazer melhorias para a região e ganhos econômicos para o Brasil e o continente.

“A questão ecológica é um ativo econômico extraordinário para um país do tamanho do Brasil… precisamos tirar proveito disso. Queremos usar tudo isso para negociar com o mundo”, disse.

Em junho, o presidente já havia dito que era preciso “jogar muito duro” com quem desmata. Segundo ele, se alguém quiser cortar uma árvore, deve plantá-la primeiro, porque as da natureza pertencem ao planeta.

De Poder360.