Início » Dia Mundial da Saúde Ocular: Oftalmologista em Manaus alerta para os cuidados com a saúde dos olhos
Manaus

Dia Mundial da Saúde Ocular: Oftalmologista em Manaus alerta para os cuidados com a saúde dos olhos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados que apontam 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de problema ocular. Destes casos, cerca de um bilhão poderiam ser prevenidos ou tratados.

De acordo com Swammy Mitozo, oftalmologista, os olhos são órgãos complexos para a saúde do ser humano.

“Por isso, a importância da adoção de hábitos saudáveis que previnem as diversas doenças que podem fazer muito mal aos olhos”, disse Swammy.

Ainda conforme a OMS, no Brasil, a estimativa é que 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual e 1,6 milhão são completamente cegos.

Segundo o doutor Swammy, o dia 10 de julho foi instituído como o Dia Mundial da Saúde Ocular, com o objetivo de chamar a atenção para prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares. “ A iniciativa reforça a importância das visitas periódicas ao oftalmologista para averiguar a saúde dos olhos”, ressaltou o oftalmologista.

Para o doutor Swammy, as principais enfermidades oculares são causadas pela miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, além da catarata, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma.

“A exposição excessiva dos olhos às telas também piora a visão. As pessoas piscam menos durante o uso dos dispositivos eletrônicos e que com o tempo podem provocar lesões degenerativas e fadiga”, explicou o oftalmologista.

Prevenção

O oftalmologista recomenda que as pessoas realizem consultas oftalmológicas desde a infância e na idade adulta, entre 30 e 40 anos.

Pessoas com histórico familiar de alguma doença ocular devem fazer exames periódicos durante toda a sua vida.

“Evitem coçar os olhos e usar óculos falsificadas, são medidas simples que devem prevenir doenças oculares”, finalizou Swammy.