Início » Com nova liderança, bancada evangélica busca maior diálogo com Lula
Destaque Política

Com nova liderança, bancada evangélica busca maior diálogo com Lula

A partir de agosto, a bancada evangélica no Congresso Nacional terá um novo presidente. Por meio de um acordo estabelecido no início do ano, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) assumirá a liderança do grupo, substituindo Eli Borges (PL-TO). Após enfrentar desafios na comunicação com o Planalto durante o primeiro semestre, informações obtidas pelo Poder360 indicam que a bancada pretende intensificar o diálogo com o governo de Lula.

Borges é ligado ao entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse recentemente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não entendeu a importância dos evangélicos” no Brasil. A declaração se deu quando o chefe do Executivo decidiu não ir à Marcha para Jesus, em São Paulo (SP).

De perfil mais independente e afastado do bolsonarismo, Silas Câmara é considerado mais pragmático e negociador, o que deve favorecer uma possível quebra de resistência do segmento em relação a Lula.  Pesquisa PoderData dos 6 meses do governo Lula mostrou que a desaprovação dos evangélicos subiu 6 pontos percentuais, de 56% em janeiro para 62% em junho.  O Republicanos, sigla do congressista que vai assumir a bancada, deve ganhar uma cadeira na equipe ministerial de Lula. O deputado Silvio Costa Filho (PE) é cotado para assumir o Ministério do Esporte, hoje chefiado por Ana Moser. 

De Poder360.