Início » Manaus busca melhorias no transporte público para pessoas com deficiência em reunião com associações
Manaus

Manaus busca melhorias no transporte público para pessoas com deficiência em reunião com associações

Participaram da reunião representantes da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas, Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas, Associação de Autistas de Manaus, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Instituto Borboleta Azul.

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma reunião, na tarde desta terça-feira, 4/7, na sede do Centro de Controle da Cidade (CCC), zona Centro-Sul. O encontro contou com a presença da presidência do IMMU e representantes das associações de Pessoas com Deficiência (PcDs), com o objetivo de discutir o decreto de regulamentação da gratuidade no transporte público para esse segmento da população.


De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a reunião é o primeiro passo para atender de forma proativa as demandas desse público.

“Precisamos melhorar o acesso e o atendimento às pessoas com deficiência e autismo no transporte público da cidade, a prefeitura tem trabalhado para implementar medidas eficazes e inclusivas no sistema de transporte público e alteração do decreto municipal que regulamenta o acesso à gratuidade nos ônibus. A reunião serviu como um espaço de diálogo e troca de ideias, visando encontrar soluções que atendam às necessidades dessas pessoas e garantam uma mobilidade mais acessível”, explicou Paulo Henrique.


Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados à regulamentação da gratuidade no transporte público. Questões como o cadastro e a identificação dos beneficiários, a disponibilidade de veículos adaptados e a conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão foram debatidas de forma aprofundada.


A prefeitura ressaltou o compromisso em promover a acessibilidade e a igualdade de direitos para todos os cidadãos, especialmente aqueles que enfrentam desafios diários relacionados à mobilidade. A iniciativa de reunir as associações de pessoas com deficiência demonstra o esforço da administração pública em ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções conjuntas para garantir um transporte público mais inclusivo e acessível.

A presidente do Instituto Borboletas Azuis, Fabiana Nascimento, parabenizou a iniciativa da prefeitura de colocar os representantes e pessoas com deficiência no protagonismo das decisões políticas que influenciam diretamente nossas vidas. “Eu acredito que com essa primeira reunião nós possamos dar a nossa a nossa parcela de contribuição de melhorar os serviços e atendimento voltado para os PcDs, porque quando falamos em mobilidade estamos falando em um direito nosso e precisamos que seja respeitado”.


O próximo passo após a reunião será a análise das propostas discutidas e a elaboração de um plano de ação para a implementação das medidas necessárias. A prefeitura pretende criar parcerias com empresas e instituições para auxiliar na disponibilização de recursos e na capacitação dos profissionais envolvidos no sistema de transporte público.

Participaram da reunião representantes da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas, Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas, Associação de Autistas de Manaus, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Instituto Borboleta Azul.