Início » Marketing Médico aponta mudanças a partir de 2023
Geral

Marketing Médico aponta mudanças a partir de 2023

O universo do marketing médico está prestes a experimentar mudanças significativas a partir de 2023. É possível observar as expectativas na visão de especialistas no mercado de Marketing Médico Digital no Brasil.

Em meio ao dinamismo constante do setor de saúde, as estratégias de marketing médico estão adaptando-se e evoluindo rapidamente. O ano de 2023 traz para o setor de saúde uma série de inovações e mudanças, impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos, mudanças demográficas e o amadurecimento dos padrões de atendimento ao paciente. Observa-se o aumento no número de médicos no Brasil, que, segundo dados do CREMESP, cresceu mais de 665% nos últimos 50 anos, e isso intensifica a competitividade do mercado.

A telemedicina, já em curso e impulsionada pela necessidade durante a pandemia da Covid-19, apresenta o potencial de se tornar uma forma ainda mais comum de atendimento ao paciente. Esse formato possibilita que médicos e pacientes interajam de maneira eficiente e segura, independentemente da distância física entre eles. Assim, clínicas e consultórios médicos encontram-se em um momento de reconsideração e adaptação de suas estratégias.

Diogo Rodrigues, CEO e fundador da Agência do Médico, com mais de uma década de experiência em marketing médico, destaca a importância da adaptação. “À medida que a tecnologia se torna mais comum e de fácil acesso, a experiência do paciente passa a ser não apenas presencial, mas também digital. Isto requer uma nova abordagem no marketing médico”, afirma.

Além da telemedicina, Diogo Rodrigues ressalta a importância dos dados no marketing médico. Com o avanço da tecnologia, surge a possibilidade de acesso a uma quantidade crescente de dados de pacientes. Isso fornece oportunidades significativas para personalização do atendimento e um entendimento mais amplo das audiências. “A utilização de dados no marketing médico pode facilitar uma compreensão mais profunda das necessidades e comportamentos dos pacientes”, diz Diogo Rodrigues.

A ênfase no marketing médico orientado a dados não se limita à personalização. A análise de dados também pode se tornar uma ferramenta poderosa para identificar tendências e fazer previsões. Com a ajuda da inteligência artificial, grandes conjuntos de dados podem ser analisados rapidamente, dando suporte para decisões embasadas. “As decisões baseadas em dados podem melhorar a eficácia do marketing médico, aumentando a eficiência e a eficácia da comunicação com os pacientes”, destaca Diogo.

Diogo Rodrigues aponta, ainda, para o crescimento do marketing de conteúdo no setor médico. Nota-se que os pacientes estão buscando cada vez mais informações online sobre suas condições de saúde e possíveis tratamentos. Esta realidade apresenta uma oportunidade para os médicos se posicionarem como líderes de pensamento em suas áreas de especialização, fornecendo conteúdo educacional de alta qualidade. “Os pacientes valorizam a informação médica confiável. Fornecer esse tipo de conteúdo não apenas informa o paciente, mas também constrói confiança e credibilidade”, conclui o CEO da Agência do Médico.

Em 2023, observa-se que as mudanças previstas no marketing médico representam tanto desafios quanto oportunidades. A constante atualização e adaptação tornam-se importantes em um cenário de intensa competição e evolução.”