A terceira edição da Conferência Internacional em Tecnologia da Informação & Educação (Icited) começa nesta quinta-feira (29), com especialistas de mais de 20 países na Universidade Nilton Lins, para um encontro multidisciplinar que irá debater e apresentar novas abordagens e pesquisas para inovação, empreendedorismo e aplicação de novas ferramentas na área de ensino em todo mundo.
Na abertura do evento acontecem as palestras de duas das mais renomadas especialistas na área no Brasil: Cristina Helena Pinto de Mello, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e PhD em Economia pela FGV-SP, e Maria do Carmo Duarte Freitas, professora da Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado em Educação e Sustentabilidade pela Universidade de Málaga (Espanha).
A conferência acontece até sexta-feira (30) e é uma realização do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e da Universidade Nilton Lins, que sediará a programação em seu campus no bairro Parque das Laranjeiras, e da ESPM/SP.
“Sediar um evento deste porte é importante para o Amazonas porque possibilitará uma maior colaboração entre instituições nacionais e internacionais e também entre universidades e indústrias, assim como a discussão de novas metodologias, práticas e softwares voltados para a educação superior e básica que irão se refletir na qualidade de ensino para a sociedade”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Nilton Lins, Cleuciliz Santana.
Novas Ferramentas
De acordo com o coordenador internacional do evento e professor do Instituto Politécnico do Porto, João Vidal Carvalho, o Icited vai apresentar e debater de modo virtual e presencial trabalhos multidisciplinares de países como Equador, Chile, Espanha, México, Itália e Índia.
A professora e pesquisadora portuguesa Anabela Mesquita, que também integra a coordenação do Icited, explicou que a conferência irá abordar dois grandes temas: as novas tecnologias na educação e o uso destas ferramentas nas salas de aula e em diferentes áreas, como nas artes, filosofia e nas ciências.
“Também questionaremos a relação de todo este cenário com um mercado de trabalho que está em constante transformação digital. Como acompanhar esta evolução e como os futuros profissionais podem melhorar a empregabilidade e utilizar as novas tecnologias, como o Chat GPT e a inteligência artificial, para melhorar o desempenho dos alunos e definir o futuro da educação”, destacou Anabela.
Programação
Durante o Icited serão realizadas no total, 143 apresentações, presenciais e virtuais, de trabalhos científicos e de pesquisa de temas como “Reflexões da pandemia no ensino superior: um exame teórico do estresse relacionado ao trabalho na função docente”, “Tendências investigativas diante do uso da Inteligência Artificial em contextos universitários”, “Educação Sustentável e os desafios do mundo contemporâneo” e “Foco educacional em exclusão digital e neurociência”.
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