Início » Boi Boiola promove a diversidade e a inclusão no boi-bumbá nesta sexta-feira (23), em Parintins
cultura

Boi Boiola promove a diversidade e a inclusão no boi-bumbá nesta sexta-feira (23), em Parintins

Para este ano, o bumbá LGBTQIAPN+ traz o tema “O Boy brabo da biba truqueira dando golpe por toda vida”

Nesta sexta-feira (23), a Hamburgueria Clube Beer, em Parintins, será palco de uma festa da diversidade do Boi Boiola. Com o tema 2023 “O Boy brabo da biba truqueira dando golpe por toda vida”, o evento é um movimento que busca valorizar o público LGBTQIAPN+ dentro da tradicional brincadeira de boi-bumbá em Parintins.

O Boi Boiola surgiu como uma brincadeira entre amigos, mas rapidamente se transformou em um símbolo de resistência e liberdade. O presidente Tarcísio Gonzaga, um dos fundadores do movimento, destaca a importância desse evento, que ressoa como um grito de diversidade. Segundo Gonzaga, o Boi Boiola nasceu para quebrar barreiras e promover a inclusão dentro de uma manifestação cultural tão importante para a região.

“O Boi Boiola é uma manifestação cultural que representa a nossa luta por reconhecimento e igualdade. Inicialmente, era apenas uma brincadeira entre amigos, mas com o tempo percebemos que poderíamos usar essa plataforma para promover a diversidade e mostrar que todos merecem respeito e espaço”, afirma Gonzaga.

A festa promete ser uma celebração de cores, música e alegria, unindo a tradição do boi-bumbá com a autenticidade e o orgulho da comunidade LGBTQIAPN+. O evento contará com as participações especiais da cantora Márcia Nôvo e da banda Canto Parintins.

“Essa manifestação é um exemplo de como a cultura popular pode se adaptar e se tornar mais inclusiva, abrindo espaço para todas as formas de amor. É uma afirmação de identidade, um espaço de celebração e resistência, que busca quebrar estereótipos e promover a igualdade”, completou Tarcísio.

Para aqueles que desejam participar da festa, é possível obter mais informações sobre mesas e ingressos entrando em contato pelos números (92) 99506-1754 ou (92) 99158-6640.