Início » Apresentando sistema inédito de integridade e outras ações, TCE-AM participa de Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais
TCE

Apresentando sistema inédito de integridade e outras ações, TCE-AM participa de Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais

Compartilhando experiências nas ações implementadas, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apresentou três projetos no 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), realizado nos últimos dias 21 e 22, em Cuiabá.

…..
Durante o evento, a Corte amazonense detalhou aos gestores o sistema de integridade implementado de forma inédita entre os Tribunais.

Na edição do LabTCs, os técnicos do TCE-AM também puderam apresentar projetos importantes realizados no âmbito do Amazonas, como o premiado Ouvidoria Estudantil, e auditorias operacional e ambiental.

“Esse tipo de encontro com diversos gestores e técnicos dos Tribunais de Contas é sempre um momento ímpar para nossa qualificação e avanço na administração. Dessa vez é ainda mais especial, pois não estamos apenas ouvindo, mas também compartilhando três casos de sucesso do TCE Amazonas”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Participando do evento, o presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Cezar Miola, destacou a necessidade de uma integração entre as Cortes para proporcionar maior desenvolvimento de cada gestão.

“Exercemos uma relação de controle porque é inerente à nossa missão constitucional, mas também de profundo diálogo e construção de ações efetivas em prol da melhoria da gestão e da governança”, destacou o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola.

Sistema inédito de integridade

Durante a edição do LabTCs, a Diretoria de Controle Interno (Dicoi) do TCE-AM apresentou o Sistema de Integridade da Corte de Contas Amazonense. O programa, implementado de forma inédita entre os Tribunais de Contas do país, se tornou referência para uma gestão pública eficaz e transparente.

A oficina foi ministrada pelo servidor da Dicoi, Marcos Malcher, que apresentou os principais aspectos do sistema de integridade adotado no TCE-AM. A conclusão do processo de implementação do Programa de Integridade na Corte aconteceu no último dia 15 de junho, em seminário com apresentação dos resultados.

Ouvidoria Estudantil e Controle Ambiental

Outros projetos de sucesso da Corte de Contas também foram compartilhados durante o LabTCs. Na área do meio ambiente, o diretor de Controle Externo Ambiental (Dicamb), Sérgio Meleiro, apresentou as auditorias operacional e ambiental em sistemas públicos de abastecimento de água.

Já o Ouvidoria Estudantil foi apresentado pelos servidores Matheus Aguiar e Bruno Oliveira. Idealizado em 2019 pelo TCE-AM, o projeto busca fortalecer o controle social e promover a participação infantil com a implementação de ouvidorias dentro das escolas municipais de Manaus.