Início » Voz feminina no funk paulistano, Th4ys se torna referência entre DJ’s e produtoras musicais
cultura

Voz feminina no funk paulistano, Th4ys se torna referência entre DJ’s e produtoras musicais

Nascida no Grajaú, zona sul de São Paulo, e criada entre as discotecagens do pai e coreografias da mãe, Th4ys é DJ, produtora musical, curadora e um dos destaque entre artistas que celebram a música e a cultura dos bailes funk de favela no Brasil.

Th4ys começou nos toca discos a partir de pesquisas da música jamaicana – debruçando-se sobre o reggae e o dancehall –, e entende o funk também como um gênero que leva consigo a ancestralidade. Segundo a DJ, o funk “é um estilo de música carregado de elementos de origem afrobrasileira, sons diaspóricos que trazem alegria e representam a quebrada”.

Munida de sons que tomam conta dos fluxos da capital paulista, tornou-se nome frequente na escalação de festivais – presente, entre outros, na última edição do Lollapalooza Brasil, MITA, Festival GRLS e Coala Festival –, além de apresentações no Baile do Bega, um dos maiores bailes de rua de São Paulo, e em festas como a Mamba Negra, levando o funk também aos espaços dedicados à música eletrônica.

Entre colaborações, Th4ys trabalhou com nomes importantes para o funk e o rap, nacional e internacionalmente, de Afrika Bambaata e Kanye West ao mineiro Sidoka. Na lista de apresentações ao vivo, já esteve ao lado de artistas que considera referência como Ludmilla, MC Drika, Deize Tigrona e Tasha & Tracie. 

Com a visibilidade conquistada nos últimos anos, Th4ys lista como principal meta fazer da música brasileira de periferia pauta em ambientes, eventos e discussões de referência, além de dar espaço principalmente às novas produtoras e DJs que surgem na efervescente cena do funk pelas quebradas do Brasil.

“O objetivo é ser uma voz de referência dentro do funk e da música, criando pontes e oferecendo ferramentas para novas artistas, além de criar diálogos com organizações para entender que o funk também é uma manifestação cultural que deve ser colocada no seu lugar de direito”, completa Th4ys, que tem entre os planos para os próximos meses realizar um ciclo de workshops para novas DJs.

Com um EP em produção, previsto para o primeiro semestre de 2024, Th4ys pretende colocar novas produções na rua ainda este ano. Até lá, a DJ segue barulhando festas e bailes Brasil afora com seu balé e uma pesquisa quente da música que embala as noites de festa nas periferias do país.