Início » Governo do Amazonas e Prefeitura de Presidente Figueiredo oferecem capacitação sobre segurança alimentar e manipulação de alimentos
Economia

Governo do Amazonas e Prefeitura de Presidente Figueiredo oferecem capacitação sobre segurança alimentar e manipulação de alimentos

 Oficina abordou manuseio de frutas, legumes e verduras, por meio do Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos

 A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), através do Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), em parceria com a Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), realizou, entre terça-feira (20/06) e esta quinta-feira (22/06), treinamentos teóricos e práticos, sobre aproveitamento integral dos alimentos, na criação de pratos comestíveis, como também, a destinação correta dos resíduos orgânicos para a geração dos adubos orgânicos.

O objetivo do treinamento é fomentar uma rede de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimento, assim como combater a poluição do meio ambiente. As oficinas foram ministradas pelo técnico agrícola, Jucenildo Trindade; o engenheiro agrônomo, José Portugal; a gastrônoma Flávia Magda; e o subcoordenador do Pcodepa, José Nunes Pereira.

Agricultores, merendeiras, produtoras rurais e cozinheiras do município foram capacitados para atuarem em suas comunidades e organizações sociais como agentes multiplicadores dos conhecimentos aprendidos na formação.

 A secretária de Produção Rural do município, Inês Sampaio, participou da solenidade de abertura das capacitações e falou sobre a importância da ação: “O município de Presidente Figueiredo está muito grato ao Governo do Estado, à Sepror por estar trazendo esse treinamento de uma grandeza sem igual, pois tudo que é relacionado ao alimento da população é algo muito importante. Estamos apostando nessa nossa parceria, pois queremos colaborar com uma sociedade melhor”, frisou a secretária.

Por sua vez, o subcoordenador da ação, José Pereira, destacou que o conteúdo desenvolvido para o curso de formação é ideal para que os participantes sejam agentes multiplicadores. “A atual gestão está com um olhar especial para a área de assistência, o que é fundamental para a realização de iniciativas como essa”, assinalou o subcoordenador.

Com informações da assessoria.