Início » Entenda por que hoje é o dia mais curto do ano
Entretenimento

Entenda por que hoje é o dia mais curto do ano

Nesta quarta-feira (21), às 11h57 pelo horário de Brasília, dá-se início ao inverno. É o momento em que o hemisfério Sul se prepara para receber a estação mais fria do ano, marcada pelo solstício de inverno. Ao mesmo tempo, no hemisfério norte, ocorre o solstício de verão.

Durante esse evento astronômico, o hemisfério Sul recebe uma menor incidência de radiação solar em comparação ao hemisfério Norte. Como resultado, o dia apresenta a menor duração em horas, tornando-se o mais curto do ano, enquanto a noite se prolonga, sendo a mais longa do ano no hemisfério sul. Por outro lado, ocorre o oposto no hemisfério Norte.

As estações do ano na Terra estão relacionadas à inclinação do eixo do planeta, de 23 graus, considerando a sua órbita e movimento em torno do Sol (veja a imagem).

O termo “solstício” tem origem no latim e significa “sol parado”. No passado, ao observar a trajetória do sol, astrônomos perceberam que, a cada dia, a sua posição no céu ao meio-dia no céu mudava.

Esta posição ia ficando cada vez mais alta no céu até atingir um ponto máximo, quando o sol então parecia “parar”. Em seguida, a localização começava a diminuir e também “estacionava” antes de começar a subir novamente. Esses momentos de “parada” correspondem aos solstícios de verão e de inverno.

“As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do sol. O início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios, inverno e verão, e dos equinócios, outono e primavera”, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em comunicado.

A pesquisadores explica que, nos equinócios, o sol nasce no ponto cardeal Leste e se põe no ponto cardeal Oeste. Após as datas dos equinócios, o sol nasce cada dia mais afastado do ponto cardeal Leste e, nos dias dos solstícios, atinge o máximo afastamento a Nordeste (no solstício de inverno no hemisfério Sul) e a Sudeste (no solstício de verão no hemisfério Sul).

Da mesma forma, o fenômeno pode ser observado nos locais onde o sol se põe. Após as datas dos equinócios, o pôr do sol ocorre cada dia mais afastado do ponto cardeal Oeste. Já nos dias dos solstícios, ele atinge o máximo afastamento a Noroeste (no solstício de inverno no hemisfério Sul) e, inversamente, o máximo afastamento a Sudoeste (no solstício de verão no hemisfério Sul).

Variação da duração do dia e da noite

Além da queda gradual das temperaturas, o inverno também está relacionado à variação da duração dos dias e das noites.

Nos equinócios, que dão início às estações de outono e da primavera, o comprimento do dia é praticamente igual ao da noite. Após o equinócio de outono, o sol vai nascendo cada dia mais tarde e se pondo cada dia mais cedo até chegar na maior noite do ano em data próxima do solstício de inverno.

“A partir de então, o sol começa a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde para novamente chegar ao mesmo comprimento do dia e da noite em data próxima ao equinócio de primavera. Os dias continuam sendo cada vez maiores até a menor noite do ano que ocorre em data próxima ao solstício de verão. Esse efeito é tão maior quanto mais afastado do equador terrestre o observador se encontra”, explica Josina.

Atualmente o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo ocorrer também no dia 20. Essa mudança de data está relacionada, em primeiro lugar, à precessão dos equinócios, que resulta no movimento dos pontos dos equinócios em relação às estrelas.

Além disso, está associada à diferença de comprimento do ano civil em relação ao ano solar: o ano civil tem 365 dias e ano solar 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. O ano solar – ou trópico – é o tempo decorrido entre dois equinócios de outono, ou entre dois equinócios de primavera, ou entre dois solstícios de inverno, ou entre dois solstícios de verão.

Devido à diferença entre os dois calendários, o horário do início das estações é defasado de cerca de 6 horas de um ano para outro. O acerto entre o ano civil e o ano solar é feito através do ano bissexto, com o acréscimo de um dia ao calendário civil, o dia 29 de fevereiro.

(Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia e CNN Brasil)