Mario Sousa é Head da divisão de Consumer Electronics (CE) da Samsung Brasil, tendo estado à frente de iniciativas nas áreas de vendas, marketing e produto, liderando projetos na divisão de dispositivos móveis, e sendo um dos responsáveis pela consolidação do portfólio de produtos do ecossistema Galaxy no país.
Há 11 anos na companhia, Mario lidera um novo desafio em CE há cinco meses, e concede esta entrevista especial à Samsung Newsroom Brasil para contar um pouco das estratégias e caminhos que vão manter (ou levar) a marca rumo à liderança em mercados tão diferentes quanto os de TVs e eletrodomésticos, além de ressaltar como o protagonismo e o desenvolvimento de competências são complementares para alcançar a inovação e o sucesso, especialmente no aprimoramento de novos canais de venda. Confira:
1 – Quais caminhos em sua carreira te levaram a ocupar hoje a posição de Head de Consumer Electronics (CE) na Samsung, uma das maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo?
Meus objetivos e conquistas na carreira sempre estiveram relacionados com as oportunidades. As experiências anteriores me levaram à posição que ocupo hoje, experiências que me ensinaram muito ao longo de toda a minha trajetória, em diferentes empresas, setores e até em outros países. Meu background de dez anos como consultor, em projetos variados, me deram as principais ferramentas para liderar projetos de transformação, enquanto o MBA na INSEAD, por outro lado, me fez cobrir outras disciplinas com o foco de me tornar Head de divisão.
Além disso, a sinergia com o negócio tem tudo a ver com o sucesso profissional. Estou na Samsung há 11 anos, sete deles dedicados à área de mobile, tendo passado por diversos núcleos e equipes, e todos os projetos, desafios e aprendizados se somaram ao meu repertório para que eu pudesse continuar contribuindo da melhor forma possível ao negócio. As iniciativas que tive a oportunidade de liderar e implementar em um mercado tão competitivo quanto o de smartphones, trago agora como experiência e aprendizados que podemos aplicar para a área de CE. Hoje, encaro novos problemas para encontrar novas soluções, e isso é ótimo – para mim e para a empresa.
2 – Como já citado em outras oportunidades, as experiências internacionais foram essenciais para você enxergar e entender diferentes abordagens para diversos problemas no dia a dia corporativo. Quais os seus principais aprendizados e o que você tenta aplicar em sua atuação na Samsung?
A experiência internacional tem um valor único na vida de qualquer pessoa, não apenas no sentido profissional, mas também pessoal. Lidar não apenas com uma língua que não é a sua nativa, mas entender como é a cultura, a relação das pessoas e os valores em diferentes países é, por si só, um grande diferencial para quem deseja trabalhar e viver melhor. E é claro que, no âmbito da carreira, os ganhos são ainda mais perceptíveis.
Passei por empresas em diferentes estágios de desenvolvimento, lidando com situações de negócios muito distintas e, às vezes, adversas. Por exemplo, na Venezuela, lidei com um mercado cujo país vive uma crise política e econômica há bastante tempo, enquanto no México pude contribuir para uma melhor execução do negócio em um setor supercompetitivo. Em todos esses anos, porém, sempre trabalhei junto a empresas de consumo, sejam fabricantes ou varejistas, o que me deu muita bagagem profissional para aplicar hoje. Além disso, lidar com o diferente, com o contraditório e saber extrair algo positivo dessas interações é um dos pontos mais importantes para quem deseja liderar, assim como estar sempre atualizado e em dia com as principais e melhores práticas do mercado.
Em qualquer posição que estejamos em uma companhia, no final do dia temos que ter certeza de que a parte mais importante do trabalho é a forma que lidamos com outras pessoas. Pela minha experiência como líder, meu papel é extrair o melhor que cada um pode oferecer, e a habilidade de me colocar no lugar do outro, de conseguir enxergar por diferentes vieses e pensar em soluções práticas que fujam do senso comum é algo inestimável. Com certeza, minha experiência fora do Brasil me ajudou muito nisso.
3 – Você está na Samsung há anos, absorvendo experiências em áreas distintas – e complementares – como em inteligência, produtos e marketing. Como essa vivência por diferentes setores da companha te ajudam na atuação em Consumer Electronics (CE)?
Especificamente em mobile, eu e todo o time passamos por momentos desafiadores em um mercado volátil, na maioria das vezes com um cenário macroeconômico adverso, atuando para buscar soluções junto aos parceiros e canais de vendas. Eu estive à frente, por exemplo, dos principais lançamentos das linhas S e Z dos smartphones Galaxy, entre 2017 a 2022, o que exigiu um nível bastante elevado de preparação, além de um trabalho multidisciplinar entre todas as áreas, incluindo marketing, vendas e produto. Ou seja, também faz parte da minha estratégia trazer um pouco dessa experiência muito bem-sucedida para CE.
E por mais que eu sinta que conheço muito bem a atuação da Samsung, essa nova posição como Head em CE é especialmente distinta, pois me traz, além de desafios diferentes dos quais estava acostumado, muitas novidades instigantes. A dinâmica para liderar equipes, em disciplinas variadas, cuidando de um portfólio completo e extenso que abrange desde eletrodomésticos a TVs, monitores e soluções corporativas, é algo que me enche de vontade de alcançar resultados ainda mais significativos para a companhia.
4 – A área de Consumer Electronics pode ser um desafio constante, já que abrange diversas categorias de produtos, como TV, monitores, eletrodomésticos e soluções B2B e para a saúde. Como você enxerga a divisão do seu trabalho a fim de elencar as principais necessidades de cada área?
Procuro ter uma visão bem pragmática para identificar em cada divisão, sejam TVs, eletrodomésticos ou outros produtos, as demandas específicas em quatro verticais: crescimento, rentabilidade, liderança de mercado e inovação de canais e produtos. É parte crucial do meu trabalho analisar quais são e serão os maiores desafios para, dessa forma, encontrar as soluções por meio das linhas de atuação junto aos times.
A verdade é que eu e todas as pessoas que lideram não fazem nada sozinhas. Conto com uma equipe extremamente hábil e capaz de executar tudo o que foi previamente planejado, tendo ciência de que, principalmente nesse mercado de tecnologia em que estamos inseridos, tudo muda muito rapidamente. Ou seja, seguimos um calendário robusto, que nos ajuda na execução de tudo, mas precisamos estar preparados para todo tipo de eventualidade – são nesses momentos que o talento e a dedicação das equipes mais se sobressaem.
É válido ressaltar que a nossa estratégia, para todas as categorias, tem como foco o consumidor em primeiro lugar. Estamos hoje na liderança global em TVs, estamos construindo uma linha renovada e mais moderna do que nunca em eletrodomésticos, com novos produtos sendo lançados em sequência. Todo esse esforço contínuo é para que nossos clientes tenham a melhor experiência possível, com o máximo de facilidade no dia a dia, que só a tecnologia avançada que desenvolvemos na Samsung é capaz de proporcionar.
5 – O evento Unbox & Discover é considerado um dos mais importantes do ano para a Samsung, já que marca o lançamento oficial da linha de televisores. Como foi a organização da empresa para o evento? Os produtos do portfólio 2023 já estão à venda?
O Unbox & Discover 2023 foi a apresentação oficial do mais completo portfólio de produtos de TV e Áudio da história da Samsung. Nele mostramos aos principais formadores de opinião todos os destaques como as novas Neo QLED 8K – a mais avançada da história – e 4K, além da nova versão da Samsung Gaming TV, e o inédito modelo Samsung OLED. A preparação para o evento começou desde antes dos anúncios globais realizados durante a CES, onde o público pode conferir uma prévia do que começaria a ser vendido aqui no Brasil dentro de alguns meses. Em 11 anos, tive o desafio e o privilégio de realizar muitos eventos de lançamento enquanto estive à frente de outras divisões aqui na Samsung e, nos últimos cinco meses, todos os esforços conjuntos de áreas diferentes, como nossos times de marketing e produto, culminaram na realização do Unbox & Discover.
Além disso, a partir da data do evento, que aconteceu no dia 6 de junho, todos os produtos entraram em pré-venda, até o dia 25 de junho, pela loja online da marca e nos parceiros comerciais on e offline, garantindo descontos e condições especiais para quem deseja adquirir o que há de mais avançado em tecnologia de imagem e som disponível no mercado brasileiro. Quem aproveitar para comprar dentro deste período, pode escolher um brinde especial. Vale a pena aproveitar essa oportunidade.
6 – Essa estratégia vai ao encontro da expectativa da marca para o mercado de TV em 2023? Quais as principais apostas e certezas da Samsung nesse segmento para o ano?
O mercado parece promissor para o setor. Tivemos um impulso significativo no segundo semestre do ano passado graças ao Mundial de Futebol e o período da Black Friday, que aconteceram em sequência e muito próximos. Com o lançamento da linha 2023, estamos confiantes em surpreender ainda mais os consumidores com os recursos inovadores e super avançados presentes em cada produto. A nova Neo QLED 8K da Samsung, por exemplo, traz a tecnologia mais avançada já desenvolvida pela marca.
Mas, além do alto nível que qualidade que os consumidores já conhecem e esperam, fizemos o lançamento da inédita Samsung OLED 4K. A Samsung começou a fabricar telas OLED em 2009 para smartphones e depois para monitores. Mas, após o amadurecimento dessa tecnologia para telas de maiores proporções, hoje temos a confiança de apresentar ao mercado uma TV OLED que carrega o DNA da Samsung, com vantagens exclusivas em relação às TVs disponíveis no Brasil. Trata-se da Smart TV OLED que todo mundo esperava, com uma tecnologia desenvolvida pela marca que excede as expectativas em relação aos níveis de contraste e qualidade de exibição. Ou seja, é o modelo OLED mais avançado do tipo à venda no Brasil.
Também atualizamos a nossa Smart TV direcionada aos gamers, a Neo QLED QN90C, disponível nas versões de 43, 50, 55 e 65 polegadas, com baixo tempo de resposta e altas taxas de atualização. Como novidade, o Menu de Jogos agora conta com uma função de espelhamento do Mini Mapa em um dispositivo paralelo, como um Smart Monitor ou um Galaxy Tab Samsung, além da Mira Virtual, que também pode ser inserida na tela, facilitando a gameplay.
E como uma prévia do que vínhamos preparando e a fim de atender a uma parcela do público que busca o máximo de sofisticação e exclusividade, nós também apresentamos recentemente, pela primeira vez no Brasil, nosso mais avançado modelo de painel da história, a MICRO LED de 110 polegadas, resultado de um avanço sem precedentes e que representa o ápice da qualidade de imagem.
As novidades das novas Smart TVs Samsung de 2023 são inúmeras, mas temos certeza de que o nosso portfólio, formado por opções de TVs Neo QLED 8K e 4K, QLED, OLED, Crystal UHD e UHD 4K, contam com o modelo ideal para cada tipo de uso e de acordo com diferentes perfis de consumidores. A confiança dos consumidores em nossa marca e no potencial deste portfólio completo é o que mantém a Samsung no topo absoluto na categoria de TV. Estamos já há 17 anos na liderança global neste mercado, enquanto somos líderes em vendas globais de Soundbars há 9 anos consecutivos. Para este ano, portanto, as expectativas seguem altas, assim como a certeza de que teremos um resultado ainda mais animador.
7 – Além de TVs, os eletrodomésticos da marca também tiveram um upgrade, com o lançamento de uma nova categoria de produtos voltados a cozinha, como as lava-louças. Quais novidades em Home Appliances os consumidores podem esperar ainda em 2023?
A casa inteligente proposta pela Samsung já é uma realidade, seja com geladeiras, lavadoras, máquinas de lava e seca, secadoras, aspiradores de última geração, ou mesmo com a expansão do nosso portfólio, cada vez mais completo, com uma linha inédita de produtos a ser lançada no Brasil em 2023, como fornos, cooktops e coifas, que permitem às pessoas viverem uma rotina mais facilitada, com recursos inteligentes e compatíveis entre si e que fornecem uma experiência integrada.
Recentemente, lançamos uma nova categoria com as lava-louças de 10 e 14 serviços, em linha com nossa estratégia baseada em oferecer um portfólio completo que, por meio da tecnologia, garanta um aproveitamento melhor do tempo em cada atividade das pessoas, de formas mais sustentáveis e econômicas. Destacamos também a ampliação da família Bespoke, uma linha de eletrodomésticos que permite a personalização em cores e acabamentos ao gosto do consumidor. No Brasil, dois modelos de geladeiras Bespoke já estão à venda desde ano passado, e outros produtos devem chegar em breve, em novos formatos e categorias, como lavadoras e aspiradores de pó.
A Samsung também se mantém como protagonista nesse sentido, atuando não só no segmento tradicional de Geladeiras Duplex, com a linha Evolution (e a exclusiva tecnologia PowerVolt), mas também desenvolvendo outras categorias de geladeiras mais sofisticadas, como os modelos Side by Side. De janeiro a abril deste ano, o segmento cresceu 21% em receita e a Samsung aumentou sua liderança em 5.7 p.p. com relação ao segundo colocado, na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da GfK. Isso só demonstra o nosso compromisso de trazer ao Brasil os produtos mais inovadores do mercado.
8- Além do lançamento do novo portfólio de TVs, tem alguma novidade sobre como a Samsung planeja manter e estimular essas e outras parcerias importantes no varejo?
As parcerias da Samsung com os players do varejo, inclusive os que contam com forte presença regional, representam uma parcela muito relevante de nossos resultados. E temos estratégias para avançar em quantidade e qualidade de vendas, com capacitação e treinamentos periódicos. Mas também há a frente de atuação própria da Samsung como um todo. A Store+, por exemplo, é uma solução recente criada pela Samsung, que torna todas as Brandshops da marca – uma rede de 312 lojas – capazes de vender absolutamente todos os produtos Samsung, incluindo aparelhos sem estoque no local, como TV e geladeiras.
Uma “prateleira infinita” à disposição do consumidor é um enorme avanço em experiência de compra, uma inovação relacionada a formatos de venda que inclui as Brandshops e 20 assistências técnicas da Samsung. A iniciativa dá ao consumidor a possibilidade de adquirir qualquer produto do ecossistema Samsung, que antes não estava 100% à disposição do consumidor. Ainda sobre o avanço em canais de venda, alguns produtos de CE, como o projetor Smart portátil The Freestyle e modelos da categoria de áudio, como soundbars e a Sound Tower, já são comercializados em algumas lojas de operadoras de telefonia, fortalecendo cada vez mais o conceito de Casa Inteligente, trazendo a integração completa de diversos produtos conectados.
Esses são apenas alguns exemplos de como podemos avançar nas estratégias de venda e penetração da nossa marca, inclusive em novos segmentos, como o mercado de luxo. O painel MICRO LED de 110”, por exemplo, apresentado ao público no Catarina Aviation Show, onde a Samsung marcou presença para reforçar o potencial ainda a ser explorado de investirmos na categoria super Premium.
9 – Quando falamos de eletrônicos de consumo, é inevitável pensar nos impactos que a fabricação e a utilização dos equipamentos causam ao meio-ambiente. Quais iniciativas voltadas à sustentabilidade a Samsung mantém para minimizá-los?
A sustentabilidade é um pilar que permeia a atuação da Samsung, em todos os níveis, inclusive no pós-venda. Temos ciência da nossa responsabilidade em evitar e prevenir impactos negativos ao meio-ambiente por conta da comercialização de nossos produtos e serviços. Um levantamento recente encomendado pela Samsung à MindMiners mostra que 94% dos brasileiros consideram importante o hábito da reciclagem, e 62% afirmam que já incorporaram o hábito da separação de lixo e que também destinam corretamente para a reciclagem os produtos eletroeletrônicos. Entretanto, apenas 3% do lixo eletrônico produzido na América Latina é descartado corretamente – o restante, 97%, não é monitorado, segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é o quinto maior produtor mundial de lixo eletrônico.
Ou seja, nossos esforços precisam estar voltados a mitigar os efeitos negativos da produção, comercialização e uso de equipamentos eletrônicos. Em nossa linha de eletrodomésticos, por exemplo, contamos com lavadoras e secadoras classificadas como número 1 em economia de água, modelos de geladeira em todas as categorias (Duplex, Duplex Inverse, French Door e Side by Side) que contam com a classificação A+++ do Inmetro, o nível mais alto de eficiência energética, além de soluções que facilitam o acompanhamento e o controle do gasto energético de produtos conectados pelo ecossistema SmartThings, como a funcionalidade Energy, que mostra, em tempo real, o consumo de energia dos aparelhos compatíveis. O compressor e motor Digital Inverter, presente em diversos produtos da marca, como geladeiras, máquinas de lavar e ar-condicionado vendidos a partir de 2023, também contam com 20 anos de garantia de fábrica.
Em TVs, e isso vale para a nova linha 2023, o controle remoto SolarCell dos televisores chega aprimorado. Carregado por energia solar, luz ambiente e até por radiofrequência sobressalente de roteadores Wi-Fi, ele foi desenvolvido para reduzir o desperdício de bateria e evitar o descarte de milhares delas por ano. A embalagem Samsung Eco-Package também permite ao usuário reutilizá-la com criatividade para montar diferentes objetos úteis ou de decoração para casa, enquanto programa Eco Troca possibilita aos consumidores trocarem seus dispositivos eletroeletrônicos ou eletrodomésticos por vouchers de desconto na loja online da Samsung. Independente de marca, ano de lançamento ou estado de conservação, a pessoa só precisa acessar o site oficial samsung.com/br/ecotroca/ e preencher o formulário para receber o cupom e agendar a retirada de aparelho no conforto de casa. Além de SmartTVs, o programa aceita monitores, ar-condicionado, geladeiras, máquinas de lavar roupas e lava-louças.
Esses são apenas alguns exemplos das iniciativas voltadas à sustentabilidade da marca. A Samsung segue empenhada nas causas ambientais, com o compromisso de, até 2050, atender às necessidades de eletricidade com energia renovável e zerar as emissões líquidas de carbono. Também está nos planos da companhia utilizar 100% de energia renovável até 2027 e, até 2030, a expandir o sistema de coleta de lixo eletrônico, de aproximadamente 50 para cerca de 180 países.
10 – Ao que parece, a Samsung, por meio de produtos e soluções, planeja estar presente em todos os cômodos da casa do consumidor. O aprimoramento do ecossistema SmartThings, com funções de conectividade impulsionadas por inteligência artificial, é um dos responsáveis por tornar este objetivo cada vez mais próximo?
O ecossistema SmartThings está no centro da experiência conectada em casa que queremos oferecer aos nossos consumidores. Como exemplo, recentemente inauguramos a Casa Inteligente Samsung Brasil, o primeiro espaço conectado da marca na América Latina, localizado no escritório da empresa, em São Paulo. A iniciativa, além de ser uma oportunidade de exibir e demonstrar os principais dispositivos do nosso portfólio a parceiros e fornecedores, está alinhada com a visão da marca em trazer tranquilidade à experiência tecnológica, inteligente e conectada apresentada na CES 2023, focada no avanço da inovação a fim de permitir e incentivar experiências mais pessoais e intuitivas. E o principal responsável por essa visão aplicada ao dia a dia das pessoas é a plataforma SmartThings, que nos últimos anos evoluiu de um aplicativo de monitoramento e controle de dispositivos para uma plataforma completa de Internet das Coisas (IoT), e que conta hoje com 4 milhões de usuários ativos somente no Brasil.
A Samsung investe em um ecossistema aberto, em que é possível a conectividade de produtos de diferentes modelos, categorias e marcas. Desde o ano passado, a plataforma SmartThings passou a suportar o protocolo Matter, criado pelo CSA (Connectivity Standards Alliance), que tem como objetivo expandir o ecossistema de casa inteligente e simplificar a experiência dos dispositivos, de forma segura e confiável. Nosso objetivo, no fim do dia, é tornar a rotina de uso e gerenciamento algo ainda mais simples, intuitivo e preciso por meio das nossas soluções de casa inteligente.
A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.
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