Início » Childhood Brasil reforça a proteção de crianças e adolescentes na internet
Educação

Childhood Brasil reforça a proteção de crianças e adolescentes na internet

A Childhood Brasil, organização fundada há 24 anos pela Rainha Silvia da Suécia, resgata o sucesso da sua cartilha Navegar com Segurança’ e relança a iniciativa, agora em versão 100% digital. O novo conteúdo está disponível em um site interativo com informações para orientar pais, responsáveis, cuidadores e educadores sobre a importância de educar e acompanhar crianças e adolescentes no uso da internet. Tem opções para download em formato pdf e compartilhamento em diferentes mídias.

“O Navegar com Segurança chega como um apoio importante para pais e responsáveis que têm buscado respostas e estão com muitos dilemas sobre a relação das crianças e adolescentes com o universo digital. A  iniciativa é um dos pilares da estratégia de prevenção do Programa de Violência Sexual Online que integra nosso planejamento até 2030”, ressalta Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

O ‘Navegar com Segurança’ nasceu como uma cartilha em 2006, com atualizações em 2008 e 2012, já impactou mais de 200 organizações e registrou mais de 1 milhão de cópias distribuídas – além da possibilidade de download e compartilhamento. Agora, em 2023, a iniciativa chega como uma ferramenta poderosa para promover o acesso à informação de qualidade e contextualizada às realidades diversas dos núcleos familiares, com conteúdo que aborda os temas centrais sobre a relação no universo virtual com foco na violência sexual on-line.

São 5 ilhas com temas baseados em casos reais, dicas de livros e filmes:

ILHA 1 – Sociedade e digitalização: Reflexões sobre os desafios de uma sociedade cada vez mais digital: o tempo conectado, as formas de conexão e as experiências online não são iguais para todas as pessoas.

ILHA 2 – Cotidiano e Tecnologia: A internet veio para ficar, mas o que precisamos saber para organizar o espaço que ela ocupa no nosso dia a dia?

ILHA 3 – Perigos, riscos e danos: Apesar de chamarmos a internet de “mundo virtual”, ela faz parte do mundo real e como tal também traz alguns perigos. Entender os riscos é fundamental para tomarmos atitudes preventivas.

ILHA 4 – Sexualidade e Violências: Conhecer as diferentes formas de violência sexual online para acompanhar e orientar as crianças e os adolescentes, prevenindo que cometam crimes ou que sejam vítimas de abuso e a exploração sexual.

ILHA 5 – Mediação Parental: ferramentas para pais, mães e responsáveis contribuírem com a navegação segura, ética e respeitosa de crianças e adolescentes na internet. Lembrando que o problema não está na tecnologia, mas sim no uso que fazemos dela. 

O Navegar com Segurança está disponível neste link: https://www.childhood.org.br/navegarcomseguranca/.

Diálogo, a ferramenta fundamental
Conversar sobre o uso das tecnologias com crianças e adolescentes é mais importante do que impor proibições rígidas. Assim como todo processo educativo, há limites que precisam ser definidos e que devem estar claros. “Os pais acreditam que as crianças e adolescentes estão totalmente protegidos dentro de casa, mas a internet é como uma praça pública, onde todos têm acesso a tudo e há muitas coisas que não temos controle. Sabemos que não é aconselhável deixar uma criança atravessar a rua sozinha sem orientação e essa regra também deve valer para o uso da internet”, ressalta Eva.

Pais e responsáveis devem ficar atentos se o tempo dedicado às atividades on-line se sobrepor ao offline. Ou se crianças e adolescentes passarem a agir como se estivessem escondendo algo, como fechar um aplicativo quando um adulto se aproxima. E é recomendável lembrá-los que nenhum aplicativo impede que uma imagem enviada seja capturada e depois compartilhada sem consentimento.

A Childhood Brasil listou algumas dicas para pais e responsáveis sobre o uso da internet:

  • Lembre-se de que o mundo virtual faz parte do mundo real, com perigos que não podemos ignorar;
  • Pais e responsáveis devem participar/mediar a experiência do uso da internet por crianças e adolescentes;
  • Equilibre o tempo conectado com outras atividades físicas e sociais;
  • Fique atento às políticas de privacidade e aos termos de consentimento dos sites;
  • Avalie e aprove jogos e aplicativos antes de serem baixados;
  • Estabeleça regras sobre o uso da internet e mantenha os dispositivos eletrônicos preferencialmente em uma sala comum, aberta para todos da casa;
  • Filtros e controle parental ajudam, mas sozinhos nao protegem.

E também é importante falar sobre segurança na internet com crianças e adolescentes quando se envolverem em atividades on-line, confira:

  • Nunca divulgue senhas, nome completo, endereços, números de telefone ou fotos íntimas;
  • Não poste, curta ou compartilhe conteúdos que prejudiquem outras pessoas;
  • Não curta ou siga conteúdos que não te fazem bem;
  • Cuidado ao falar com estranhos, você não sabe quem está do outro lado da conversa;
  • Fique esperto ao acessar links, páginas – alguns sites e apps são armadilhas para pegar seus dados;
  • Não compartilhe informações sem checar;
  • Pense bem antes de publicar algo: Explique que conteúdos e imagens postados on-line estarão permanentemente na internet;
  • Oriente a sempre se comunicar com educação. Respeito deve valer em qualquer espaço.

Sempre que vir alguma violência ou violação de direitos humanos, denuncie!

Se existir suspeita de casos de violências, disque 100 ou mande Whatsapp para (61) 99656-5008 – denúncia é gratuita e pode ser anônima. Se for um caso de violência on-line, a denúncia pode ser feita pelo https://denuncie.org.br/ da Safernet.

Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia.  O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.

Mais informações para imprensa: