Início » Alunos da rede municipal da Prefeitura de Manaus recebe ‘OAB vai à Escola’
Manaus

Alunos da rede municipal da Prefeitura de Manaus recebe ‘OAB vai à Escola’

A escola municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Cidade Deus, zona Norte, recebeu na tarde desta terça-feira, 6/6, o projeto “OAB vai à Escola”.

A escola municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Cidade Deus, zona Norte, recebeu na tarde desta terça-feira, 6/6, o projeto “OAB vai à Escola”. A iniciativa, que existe há mais de 15 anos, deve ser estendida para outras unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), até o fim de 2023. 

Durante a visita, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) debateram sobre bullying e cyberbullying, com 41 alunos do 8° ano do ensino fundamental. Na rede municipal, a ação é desenvolvida pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi).

De acordo com a assessora pedagógica do Nupi, Amanda Melo, o principal objetivo da ação é trabalhar valores sociais e de cidadania, tendo como base o campo jurídico.

“O nosso objetivo é levar aos alunos da rede municipal de ensino, de forma mais específica ao ensino fundamental II, aos nossos adolescentes, noções de direito, de deveres, do respeito, além de assuntos como a violência nas escolas. Então, esta parceria é importante para que nossos estudantes possam entender que eles têm direitos e, ao mesmo tempo, têm deveres e que são, acima de tudo, cidadãos”, destacou Amanda.

O tema também foi abordado pela presidente da comissão da “OAB vai à Escola”, a advogada Rosana Antony. Ela explica que o objetivo é levar ao conhecimento dos estudantes, debates de grande relevância social para ajudar a minimizar os problemas ocorridos dentro das escolas.

“Nós levamos projetos de cidadania às escolas, trabalhando temas de grande relevância do momento, como bullying e cyberbullying que iremos falar aqui, mas falamos também de abuso, exploração sexual de jovens e adolescentes, violência doméstica, drogas, enfim, falamos de temáticas relevantes que as escolas nos pedem”, explicou a doutora Rosana.

Para o gestor da unidade de ensino, Ivonelson Silva, a escola ficou feliz pelo apoio da OAB no trabalho de conscientização já desenvolvido no local, para evitar a incidência de casos de bullying no ambiente escolar.

“Uma palestra dessa natureza vai trazer novos horizontes para os nossos alunos. Nossos jovens muitas vezes não têm acesso a esse tipo de informação e, trazendo essas pessoas, esses profissionais para a escola abre-se um leque de oportunidades. Com esse trabalho, somando com o que fazemos aqui, vai possibilitar ao aluno saber como reagir diante uma situação de bullying. Por isso, a nossa comunidade escolar está muito feliz pelo fato da OAB apresentar caminhos melhores para os nossos jovens”, disse o gestor da unidade.

“Achei muito importante eles abordarem esse tema, porque muitos alunos sofrem com bullying e é preciso saber como administrar isso. Eu sofri essa violência por causa do meu biotipo. E isso pode deixar uma marca negativa para quem sofre. Então, adorei a palestra porque me ajudou a entender algumas coisas e até serviu para eu me posicionar a partir de agora, caso eu sofra bullying novamente”, frisou a aluna Samille Barros, de 14 anos.