Início » Projeto na CMM quer permitir contratação de associações de catadores pela gestão pública
Política

Projeto na CMM quer permitir contratação de associações de catadores pela gestão pública

Ideia é do vereador Lissandro Breval e deve ser protocolizada nos próximos dias. Objetivo é fomentar o negócio do lixo

O vereador Lissandro Breval (Avante) afirmou, na manhã dessa terça-feira (6), que protocolizará junto à Casa nos próximos dias, Projeto de Lei que permita e facilite a contratação de associações de catadores e cooperativas pela gestão municipal. A proposta é tratar o lixo como oportunidade de negócio, assegurando emprego e renda digna a esses profissionais com devida e significativa atuação do poder público.

“Estou estudando a melhor forma de iniciarmos esse movimento pela CMM, com Projeto de Lei que permita e incentive o fomento, abra espaço pra essas associações e cooperativas. Estamos perdendo a guerra contra o lixo e Manaus não aguenta mais. Precisamos agir e os catadores serão importantíssimos nesse processo”, afirmou Breval.

O tema meio ambiente tem sido pauta constante de Lissandro Breval nos últimos meses. Além da necessidade de enxergar o lixo como oportunidade de negócio, o vereador tem alertado para a necessidade de conscientização ambiental, de utilização da energia solar e valorização dos catadores.

“Eu tenho insistido em várias frentes relacionadas ao meio ambiente justamente por entender que é um assunto de todos nós e que é urgente. Tenho ido à várias comunidades e visto as toneladas de lixo jogadas pela população e que acabam nos igarapés . O resultado disso é colhido nos dias de fortes chuvas. Enquanto não tivermos política pública direcionada, enquanto não fomentarmos as cooperativas e associações, não enxergarmos o lixo como oportunidade de negócio, seguiremos enxugando gelo”, continuou.

Conscientização ambiental

Lissandro Breval esteve, ainda na manhã dessa terça-feira, reunido com o titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, e confirmou o início de ações intensivas de limpeza de igarapés, mas também de trabalho de conscientização junto aos moradores de áreas próximas aos igarapés.

“Conversei com o secretário, expus a importância de fazermos algo amplo a respeito e ele me confirmou hoje que a secretaria vai aos bairros seguir com a limpeza, mas intensificando trabalho para conscientizar aos moradores sobre a problematica do lixo. Precisamos dar passo no caminho certo”, concluiu.