Início » Em nova oferta, Governo do AM aumenta proposta de reajuste salarial de 15% para professores
Manaus

Em nova oferta, Governo do AM aumenta proposta de reajuste salarial de 15% para professores

Foto: Protesto em frente à Aleam em 2023. Sinteam/Divulgação

O Governo do Amazonas elevou sua proposta de reajuste salarial para os professores da rede estadual, após uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado (Sinteam) realizada, na quarta-feira (31). Agora, a oferta prevê aumento de 15,19%, sendo a terceira proposta apresentada desde o início da greve, em 17 de maio. As duas propostas anteriores foram recusadas pois a categoria pleiteia 25%.

O sindicato informou que, realizará uma assembleia para analisar a nova resposta do governo já que profissionais da educação reivindicam um aumento salarial de 25%. Segundo a proposta atual, o reajuste de 15,19% seria escalonado, com 8% pagos imediatamente, 3% em outubro e 4,19% em maio de 2024.

O governo também se comprometeu a devolver os valores descontados dos salários dos trabalhadores, desde que a greve seja encerrada imediatamente. No entanto, a Justiça do Amazonas considerou a greve irregular, bloqueando as contas do Sinteam e autorizando o desconto das faltas dos profissionais em greve.

Diante dessa situação, o sindicato anunciou que recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça e solicitou doações de cestas básicas para os trabalhadores que sofreram os maiores descontos.

A proposta inicial do governo, apresentada em 21 de maio, era de um reajuste salarial de 8%, que foi rejeitado pelos profissionais da educação em assembleia. Em uma segunda proposta, em 29 de maio, o governo ofereceu um aumento de 14%, representando um valor 16% abaixo do solicitado pela categoria, que também foi recusado.