Início » Prefeitura orienta motociclistas de aplicativos e garante que a prioridade é a segurança viária
Destaque Manaus

Prefeitura orienta motociclistas de aplicativos e garante que a prioridade é a segurança viária

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), recebeu uma comissão de representantes dos motoristas de aplicativos de duas rodas, para tratar sobre a regulamentação do modal e a segurança das pessoas no trânsito.

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), recebeu uma comissão de representantes dos motoristas de aplicativos de duas rodas, para tratar sobre a regulamentação do modal e a segurança das pessoas no trânsito. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3/2, na sede do órgão, na avenida Urucará, no bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade.

“O prefeito David Almeida determinou que recebêssemos essa comissão, para explicar a respeito da regulamentação federal sobre o modal de duas rodas em aplicativos de transporte em Manaus. Também já alinhamos com eles sobre a permissão para trabalharem até termos concluídos nossa análise, sem que sejam prejudicados ou impedidos de levar o sustento a suas famílias”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Durante a reunião, ainda foram discutidos temas como segurança dos passageiros, pois a futura regulamentação que vai garantir o direito dos trabalhadores da área deve atender também à segurança dos passageiros, assim como do direito dos trabalhadores de aplicativo.

Também ficou acertado que os motoristas devem obedecer aos critérios exigidos por lei, tais como ter a carteira de habilitação e a motocicleta deve estar com o licenciamento em dia.

“O prefeito quer garantir que essas pessoas possam trabalhar, levar o alimento para suas casas e condições de sustentar suas famílias, e de modo algum a prefeitura irá atrapalhar esse trabalho. No entanto, os motoristas deverão andar regularizados, para que ofereçam aos usuários um transporte seguro, de qualidade, e que o serviço possa ser oferecido dentro da regulamentação”, concluiu o diretor-presidente.

A categoria de duas rodas por aplicativos também foi atendida na sede do poder Executivo Municipal. Na ocasião, o encontro contou com a presença do ouvidor municipal Nonato Oliveira e do titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes.

O ouvidor municipal enfatizou a abertura da prefeitura ao diálogo de forma democrática, buscando melhor entendimento e a solução para o caso.

“Hoje, estamos aqui exercitando o papel da ouvidoria dentro do que determina o prefeito David Almeida. A prefeitura precisa ser uma casa de portas abertas, qualquer movimento, qualquer que seja o segmento, qualquer que seja a pauta, nós temos que acolher, formar uma comitiva, recebê-los, ouvi-los, entender o problema e convocar os atores, as secretarias, as pastas envolvidas, afetadas pelos problemas”, pontuou Nonato Oliveira.

O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Moto, Alexandre Matias, salientou que a preocupação apresentada pela prefeitura em resolver a demanda e assegurar os direitos dos profissionais e usuários de aplicativos superou a expectativa.

“A reunião foi muito proveitosa, porque aproxima o profissional da prefeitura e as empresas com a prefeitura. Nossa conversa foi bastante proveitosa e nós poderemos trabalhar mais tranquilamente até que haja uma mudança na legislação”, disse Matias.