A Semana é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus inédita na cidade, que coloca a Visa em diálogo direto com o público regulado, ou seja, os representantes de vários segmentos do comércio e de serviços em Manaus, para realizar orientações e esclarecimentos e disseminar as boas práticas sanitárias, de modo a reforçar a saúde e bem-estar da população.
Nesta segunda-feira, a programação ficou a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), com o apoio do Núcleo de Gestão em Vigilância Sanitária (Nuevisa). A solenidade de abertura dos trabalhos teve a presença de representantes de outros órgãos de saúde, regulação e defesa do consumidor.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, lembrou em sua fala que a Vigilância Sanitária, em suas diversas instâncias, é um dos braços mais importantes e presentes do SUS na vida dos cidadãos.
“A Vigilância, com seu monitoramento amplo e constante da qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população, mostra que o SUS está presente em muitos aspectos da nossa vida diária, daí a necessidade de valorizá-la e defendê-la”, afirmou.
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou o apoio recebido pela Visa Manaus na realização da Semana, não apenas da Semsa, mas de diversas outras instituições em todos os segmentos de atividades contemplados pela Vigilância, bem como o interesse do setor regulado.
“É uma grande vitória e também uma recompensa pelo nosso esforço, sob a orientação do prefeito David Almeida, para levar a atuação da Visa cada vez mais na direção da educação e da prevenção, em vez de ficar apenas na fiscalização e punição por eventuais equívocos e irregularidades sanitárias”, explica.
O diretor Ewerton também anunciou, na abertura, que a Semana será incorporada ao calendário anual de atividades da Visa Manaus, com a sanção do prefeito David Almeida.
“Queremos tornar este espaço de integração entre a Visa e os regulados uma atividade regular, um fórum que estará sempre à disposição desse segmento da população, e que terá, sem dúvidas, um impacto decisivo no avanço da cultura das boas práticas sanitárias em nossa cidade”, frisou.
Orientações
A programação da Gerência de Vigilância de Alimentos incluiu o anúncio de um novo documento municipal, a Portaria nº 319/DVISA/Semsa, que institui o Regulamento Técnico de boas práticas para o fracionamento de produtos de origem animal por estabelecimentos comerciais de alimentos regulados pela Visa Manaus.
Publicado na edição 5591 do Diário Oficial do Município (DOM), de 23 de maio deste ano, com entrada em vigor no mês de junho, o novo regulamento oferece uma série de critérios e procedimentos para estabelecimentos comerciais de Manaus realizarem o fracionamento de alimentos como laticínios, embutidos cárneos e cortes salgados de diferentes tipos de carne, a fim de reforçar a qualidade e a segurança desses produtos antes da sua oferta ao público.
O gerente da Gevali, Ricardo Celestino, e o fiscal de alimentos Augusto Kluczkovski, apresentaram a nova regulação e esclareceram dúvidas do público, composto principalmente de representantes convidados da Associação Amazonense de Supermercados (Amase).
Para Bruno Braga, presidente da Associação, a Semana do Regulado reforçou uma série de conceitos que mostram a convergência de intenções entre a Visa Manaus e o segmento regulado – como união, trabalho conjunto, parceria, alinhamento de propósitos, serviço à sociedade e, sobretudo, bem coletivo.
“O grande acontecimento do nosso encontro com a Vigilância é essa interação, essa quebra de paradigmas, essa oportunidade de diálogo e resolução de dúvidas junto à Prefeitura de Manaus. O setor supermercadista compareceu em peso, o que mostra a vontade de todos de atender cada vez melhor e com mais segurança à população”, concluiu.
A programação da Semana do Regulado continua nesta terça-feira, 30/5, reunindo a Gerência de Vigilância de Medicamentos (GevMed) e representantes do público regulado na área. Na quarta-feira, 31/5, será a vez da Gerência de Engenharia de Vigilância Sanitária (Gengs) mostrar a natureza do seu trabalho. E, na quinta-feira, a Gerência de Vigilância de Serviços (GevSer) da Visa Manaus comandará o encontro.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Adicionar comentário