Início » Sedurb lança site para população participar da Consulta Pública do Prosai Parintins
Geral

Sedurb lança site para população participar da Consulta Pública do Prosai Parintins

Ferramenta está disponibilizada aos moradores para ampliar e facilitar a participação nas discussões

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) lançou, nesta segunda-feira (29/05), um site específico para a população de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) participar da Consulta Pública sobre o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que acontecerá no formato híbrido – presencial e virtual – no dia 07 de junho. Mas as participações pelo site já podem ser feitas, desde agora.

A página está disponível no endereço http://www.consultasociedadeprosaiparintins.am.gov.br/. Na aba “Participe”, a população pode enviar perguntas e tirar dúvidas sobre o Prosai, preenchendo um formulário com dados pessoais e enviando os questionamentos.

O objetivo da Consulta Pública é ouvir os moradores, apresentar os projetos previstos e tirar todas as dúvidas que ainda existam sobre as obras, avaliando as sugestões apresentadas. 

O site, explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo, é mais uma ferramenta que o Governo do Amazonas disponibiliza à população, de maneira a ampliar o acesso às discussões que antecedem o início das obras do Prosai Parintins. As obras do Prosai são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb.

No dia da Consulta Pública, pela manhã, as obras do Prosai serão apresentadas às instituições do município, do estado e iniciativa privada. À tarde, a partir das 13h, o mesmo processo terá como público-alvo os 123 delegados que compõem o Grupo de Apoio Local (GAL), formado por pessoas escolhidas pelos moradores das áreas de intervenção do programa, para representá-las, nas diversas fases de execução das obras. Além deles, a programação será aberta ao público. As reuniões presenciais ocorrerão no auditório do Instituto Batista de Parintins, no Centro da cidade, a partir das 8h.

Na seção “Como Participar”, as apresentações realizadas durante a Consulta Pública, no dia 07 de junho, poderão ser acompanhadas em tempo real, a partir das 9h. Ao acessar essa aba, o internauta será automaticamente direcionado às redes sociais do Governo do Amazonas, em suas páginas oficiais do Facebook e YouTube, que estarão transmitindo a programação.

O site também apresenta as principais informações sobre o Prosai, incluindo uma aba de esclarecimento sobre a importância da consulta, como é o processo de avaliação dos imóveis e de que forma a cidade será beneficiada com o programa. 

“O Governo do Amazonas está empenhado em esclarecer todas as dúvidas e em ouvir o maior número de pessoas possível, para que possamos agregar as sugestões da população ao Prosai Parintins. O programa vai beneficiar milhares de famílias e o que queremos é que todos participem e possam contribuir”, destaca Marcellus Campêlo.

Clima é de expectativa

Também deu início a uma grande campanha de mobilização em Parintins.

Outdoors foram instalados pela Sedurb, conclamando a população a visitar o site e a se familiarizar com as informações contidas na página. Eles estão na avenida Amazonas, no Centro e na Lagoa da Francesa, área de intervenção do Prosai.

De acordo com o comerciante Kelson da Silva Souza, 40 anos, um dos líderes do GAL, a cidade vive um clima de expectativa.  “Moro aqui nessa área há 15 anos e esperamos que a consulta ocorra da melhor forma possível, afinal, tudo será feito para melhorar nossa cidade”, afirmou.

O estudante de Administração Marco Antônio Brandão de Andrade, 37 anos, também membro do GAL, destaca que a população está muito consciente da importância da Consulta Pública. “Esperamos melhorias em todos os principais setores”, observou.

Durante a Consulta Pública, a UGPE vai apresentar os resultados dos estudos sociais e ambientais realizados para o Prosai Parintins. “Faremos a apresentação, também, de como serão realizados os reassentamentos das famílias que moram nas áreas de intervenção. Há uma grande expectativa da cidade quanto ao Prosai, e essa é uma dinâmica fundamental, pois abriremos um diálogo participativo com os moradores”, reforça Marcellus Campêlo.

A Consulta Pública faz parte das políticas de salvaguarda socioambientais do programa, que é realizado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “É uma oportunidade para todos participarem e entenderem o processo de elaboração, execução, as metas e benefícios”, aponta a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra.

Segundo ela, no dia 12 de julho, as equipes da UGPE apresentarão aos moradores a devolutiva da Consulta Pública, ou seja, as respostas às demandas apresentadas pela população. “Neste segundo encontro, a UGPE apresenta aos moradores as soluções criadas a partir dos pedidos e observações apontados pelos parintinenses”, informou.

Sobre o Prosai

O Prosai Parintins tem investimentos da ordem de R$ 413,8 milhões. As obras estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2024. O programa vai contemplar a requalificação urbanística, saneamento e soluções de moradia para 832 famílias que vivem em áreas de alagação. Estão previstas obras de drenagem e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, além de parques urbanos e equipamentos públicos. Também será implantado um novo sistema de abastecimento de água na cidade.

As obras vão beneficiar diretamente os bairros Santa Clara, Palmares, Francesa e Santa Rita de Cássia. Mas a abrangência do Prosai vai além das áreas de intervenção das obras, já que vai valorizar o turismo na cidade e gerar cerca de 11 mil empregos.