Início » Belém, capital do Pará, será sede da COP30 em 2025
Destaque Política

Belém, capital do Pará, será sede da COP30 em 2025

Nesta sexta-feira (26), o governo federal anunciou que Belém, no estado do Pará, foi escolhida como a cidade-sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). O encontro, agendado para 2025, tem como objetivo discutir questões relacionadas às mudanças climáticas e buscar alternativas para melhorar as condições climáticas, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do governo, no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB ).

A candidatura de Belém como sede da conferência foi oficializada pelo governo em janeiro deste ano. No vídeo, Lula expressou entusiasmo com a escolha, afirmando que é “uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”.

O presidente mencionou suas participações anteriores em conferências climáticas, destacando a importância de realizar uma COP em um estado da Amazônia, para que os participantes possam vivenciar e conhecer de perto a região amazônica, incluindo seus rios, florestas e fauna.

Mauro Vieira confirmou que a realização da conferência em Belém foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada. Ele enfatizou que será pela primeira vez que o Brasil sediará um evento de grande magnitude sobre a mudança do clima, proporcionando uma oportunidade única para o país e para a cidade de Belém.

Helder Barbalho, governador do Pará, destacou a importância de sediar o evento e afirmou que isso aumenta a responsabilidade do Brasil em mostrar seu compromisso com a agenda ambiental, conciliando os interesses da região amazônica com o respeito ao meio ambiente.

É importante lembrar que o Brasil deveria ter sediado a COP 25 em 2019, porém, a proposta foi retirada. Na época, o presidente eleito Jair Bolsonaro justificou que o evento geraria altos custos para o país. A COP 25 acabou sendo realizada em Madri, na Espanha. Desde sua campanha presidencial, Lula defende a realização da conferência no Brasil.

A COP 28 está agendada para o final deste ano, em Dubai, nos Emirados Árabes. Já a COP 29, que modificou no próximo ano, ainda não teve seu local definido. Austrália e Bulgária são candidatos a sediar o evento.