Início » Seap conclui treinamento para implementação do projeto de Identificação Civil no Sistema Prisional do Estado
Geral

Seap conclui treinamento para implementação do projeto de Identificação Civil no Sistema Prisional do Estado

A ação foi direcionada aos diretores das Unidades Prisionais do interior e teve duração de três dias

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), concluiu nesta quinta-feira (18/05), no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), treinamento para a implementação do projeto de Identificação Civil e Emissão de Documentos para pessoas privadas de liberdade (PPL´s), voltado aos gestores das unidades do interior do Estado, iniciado na terça-feira (16/05).

O objetivo do treinamento é capacitar e aperfeiçoar o uso das ferramentas de tecnologia de identificação e a melhor utilização dos meios, através de conhecimentos voltados a aplicação e operação do Sistema de Identificação Biométrica, a execução dos processos de gerenciamento, criação e tramitação de documentos no Sistema de Gestão de Documentos (Siged), além da busca por melhorias nas rotinas de Cartório Prisional no interior do Estado.

De acordo com o cronograma de implementação do projeto, a previsão é de que até o mês de junho, todas as unidades da capital e do interior estejam realizando a coleta biométrica dos custodiados atendidos pelo Sistema Penitenciário do Estado.

O treinamento está sendo realizado por meio da Escola de Administração Penitenciária (Esap) e Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc).

Projeto Nacional de Identificação Civil

Criado pelo CNJ com o objetivo de gerar fluxos constantes com instituições locais e nacionais visando a expedição de documentos civis para PPL´s, o projeto segue conforme o Art. 1º da Resolução CNJ n. 306/2019, que visa “Estabelecer procedimentos e diretrizes para assegurar às pessoas privadas de liberdade a emissão de documentos necessários para o exercício da cidadania e ao acesso a políticas públicas, e regulamentar a identificação civil biométrica no Poder Judiciário”.

Expansão do projeto ao interior

Uma das primícias do treinamento é a integração entre a capital e o interior, no que tange o uso das ferramentas administrativas, objetivando a coleta de dados do sistema e os avanços do projeto para à população privada de liberdade nos 07 municípios atendidos pela Secretaria, são eles: Itacoatiara, Humaitá, Coari, Tefé, Tabatinga, Maués e Parintins.

Avanços para o Estado

Lançado em março deste ano pelo CNJ, por meio do “Programa Fazendo Justiça” e com apoio do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM), o Amazonas foi o 20° Estado a receber a Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos às Pessoas Privadas de Liberdade.

A assinatura do Termo de Adesão ao Termo de Cooperação Técnica n.º 006/2022, para a realização da ação em âmbito estadual, foi efetuada entre o CNJ, o TJAM, a Seap e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).