Início » Prefeitura de Manaus impacta na criação de 35 mil empregos diretos e indiretos na construção
Manaus

Prefeitura de Manaus impacta na criação de 35 mil empregos diretos e indiretos na construção

Fotos - Divulgação / Arquivo Semcom

Nos 28 meses da gestão do prefeito David Almeida, a Prefeitura de Manaus ultrapassou a marca de 3 milhões de metros quadrados de novos alvarás de construção licenciados, pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), diante de uma projeção de recuperação econômica do Brasil e a desaceleração dos custos de materiais, e de um crescimento do setor da construção civil de 4,5% para 2023.

Conforme parâmetros da Câmara Brasileira da Construção Civil (Cbic), com os números de licenciamento, a prefeitura impactou na geração de 35 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” na capital amazonense, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

O impacto na geração de empregos diretos e indiretos é um incremento substancial na cadeia produtiva da capital. “É como se significasse 30% do parque industrial de Zona Franca de Manaus. Isso contribuiu para a geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social, para gerar resultado futuro às pessoas. É um compromisso do prefeito David Almeida de transformar Manaus em uma cidade mais atrativa para negócios. Comparando os números da gestão atual com a anterior, percebemos uma evolução substancial”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

“E nestes dois anos e quatro meses de gestão, já licenciamos mais de 3 milhões de metros quadrados na capital, de obras novas, e também fechamos, até o mês de abril, com 2,3 milhões de metros quadrados de área com Habite-se”, explicou Valente.

Para o gestor da autarquia, os dados evidenciam que em Manaus é possível construir de forma regular e ter a edificação com Habite-se. “E o Implurb vem desenvolvendo esforços, criando novas ferramentas, simplificando procedimentos e qualificando equipe, causando impacto nos indicadores. E a meta é que Manaus seja uma das oito melhores cidades do Brasil para atração de negócios”, afirmou.

Paralelamente aos indicadores, a Prefeitura de Manaus atua fortemente para implantações de sistemas no patamar da tecnologia 4.0. “Estamos em fase final de conclusão para implantar o Alvará de Construção mais Fácil e outras ferramentas da tecnologia da informação para acelerar o licenciamento, a regularização de imóveis, entre outros serviços do instituto”, ressaltou Valente.

Números

São 3.086.928,38 metros quadrados no acumulado de janeiro de 2021 a abril de 2023, representando 2.310 alvarás de construções novos emitidos pelo licenciamento urbano. No quadrimestre de 2023, foram mais 304.264,50 metros quadrados de área licenciada e mais 234 certidões expedidas.

A sondagem positiva para o crescimento ocorre após eventos como a recuperação pós-pandemia, a diminuição de alguns custos de materiais de construção, a melhora da economia brasileira e ao anúncio do retorno do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, além da própria consistência do mercado nos últimos dois anos.

Segundo Carlos Valente, os números da gestão David Almeida são reflexo da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população.