Início » ‘A diversão com informação está aqui’, diz beneficiário do Prato Cheio do bairro da União
Manaus

‘A diversão com informação está aqui’, diz beneficiário do Prato Cheio do bairro da União

MANAUS - AM - 15/05/2023 - JOGOS E UM CANTINHO DA LEITURA, SÃO DISPONIBILIZADOS PARA A POPULAÇÃO QUE AGUARDA ATENDIMENTO NO PRATO CHEIO DA RUA PALESTINA, BAIRRO DA UNIÃO, PRÓXIMO A UBS - THEOMÁRIO PINTO DA COSTA. FOTO: ANTONIO LIMA/SECOM-AM
Desde outubro de 2022, espaço oferece um cantinho da leitura e jogos de tabuleiro para os beneficiários

Livros, jogos de tabuleiro e revistas. Reunidos em um espaço do Prato Cheio do bairro da União, zona centro-sul de Manaus, os materiais são responsáveis por entreter os beneficiários do local. Inaugurada em abril de 2022, a unidade do Prato Cheio conta, desde outubro do ano passado, com uma área de lazer. 

Animada, a supervisora da unidade, Natasha Mille, comemora o sucesso da iniciativa, que também conta com a doação de livros de pessoas da própria comunidade. “Com o tempo, a própria comunidade começou a perguntar se podia fazer doação de livros também. A ideia de criar esse cantinho foi justamente fazer do Prato Cheio um espaço acolhedor, não só um lugar para as pessoas virem e se alimentarem”, disse. 

Frequentador assíduo do lugar desde a inauguração, o Richard Lima, de 58 anos, encantou-se pela ação e, hoje, é um dos moradores do bairro que ajudam a manter o local preservado. 

“Quando eu comecei a ver os livros guardados aqui, eu também tomei a iniciativa de ajudar com doações. Trouxe meus livros, mas quando vou na casa dos amigos, sempre recolho alguns que eles não querem mais”, contou. 

Aposentado e com um tempo livre pela manhã, Richard também encontrou no espaço uma oportunidade de ajudar ainda mais as pessoas. A história mais marcante para ele é de quando se deparou com um beneficiário que estava interessado nos livros, mas não sabia ler.

“Uma vez, vi um rapaz sentado e perguntei se ele não queria ler. Ele olhou para mim e respondeu que não sabia. Naquele momento, eu pedi para ele escolher o livro que queria, porque ia ler com ele. Isso me marcou muito. Então hoje sempre cutuco alguém para pegar um livro”, completou o aposentado.

Marlon Monteiro, 28, que também frequenta o Prato Cheio, é uma das pessoas que tem aproveitado o espaço para deixar a leitura em dia. “Às vezes gosto mais de ler, enquanto a gente espera o atendimento, pegamos (o livro) e ficamos lendo, é bem legal. Antes, a gente ficava só sentado aguardando, agora esperamos com tudo isso à disposição”, falou. 

Prato Cheio   

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre as quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a um litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.

De janeiro a abril deste ano, foram servidas, na capital e no interior, mais de um milhão e meio de refeições nas cozinhas e restaurantes do Prato Cheio.