Início » Deputados do Amazonas encerram participação na OCDE, em Paris
Política

Deputados do Amazonas encerram participação na OCDE, em Paris

Os deputados federais do Amazonas encerraram nesta sexta-feira (5) a sua participação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que teve objetivo de conhecer modelos alternativos de cobrança de impostos. A comitiva oficial com 10 dos 12 membros do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária também conheceu o parlamento francês e a Comissão de Finanças da Assembleia Nacional do país.

Integrante do GT da Reforma Tributária, o deputado Sidney Leite destacou a importância desse intercâmbio de experiências na construção do texto final. “Tratamos aqui de experiências, tanto a tributária brasileira quanto a francesa, na busca de consolidarmos a proposta da reforma brasileira, da simplificação e da transparência e não cumulatividade, diminuindo a regressividade para que trabalhadores brasileiros não paguem mais impostos do que quem tem mais”, disse ele.

Segundo Sidney, as especificidades do modelo de tributação na França chamaram a atenção da bancada amazonense, pelas alíquotas diferenciadas e os incentivos fiscais nas áreas de desenvolvimento regional, como é o caso da Zona Franca de Manaus.

O deputado Saullo Vianna acrescentou que a ideia do grupo é conhecer mais a fundo o IVA e entender os mecanismos do imposto. Para a Zona Franca de Manaus, esse imposto será vital, lembrou ele. “A França é um exemplo notável de um sistema tributário eficaz. Esta reunião nos permitiu aprender mais sobre como o IVA funciona na prática e como podemos aplicar essas lições em nossas discussões sobre a reforma tributária”, observou.

Além de 10 dos 12 membros do grupo, a comitiva foi composta pelo presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), e pelo secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy.

De Portal ÚNICO.