Início » FVS-RCP recebe iluminação alusiva ao movimento sobre conscientização para redução de acidentes de trânsito
Saúde

FVS-RCP recebe iluminação alusiva ao movimento sobre conscientização para redução de acidentes de trânsito

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), utiliza, durante o mês de maio, iluminação amarela na entrada da instituição, para sinalizar apoio ao movimento Maio Amarelo, que aborda a importância da segurança no trânsito e promoção à redução de acidentes. A iluminação é ativada diariamente a partir das 18h.

Com o apoio ao movimento Maio Amarelo, as instituições integram os esforços para auxiliar gestores a fortalecer políticas de prevenção de acidentes fatais ou não no trânsito. Além disso, conscientizar a sociedade de modo geral no cuidado para evitar acidentes.

Na FVS-RCP, a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT) é responsável por monitorar e apoiar ações de prevenção a acidentes. Para a gerente da GVDANT, Tatiana Araújo, é importante debater o tema, incluindo os cuidados necessários para se ter no trânsito.

“Uma excelente estratégia é abordar o assunto com crianças e adolescentes. Essa é uma forma eficaz de começar a criar nos alunos a consciência sobre a importância de conhecer e respeitar as normas de trânsito. Lembrando que o cuidado que devemos ter no trânsito não é apenas no mês de maio e sim todos os dias“, destaca Tatiana.

Dados

De 2015 a 2022, os dados de óbitos por acidentes de trânsito no Amazonas totalizaram 3.280 casos. A maior frequência desses óbitos no Amazonas estão relacionadas a acidentes de motocicleta que alcançaram 49% de registros, conforme dados do Sistema de Informação e Mortalidade (SIM).

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo tem a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. Com isso, são desenvolvidas ações com o objetivo de chamar a atenção de entidades de classe, governos, sociedade civil, federações e associações para os altos índices de mortos e feridos nas rodovias.