Início » FEI participa de reunião da Amazon Conservation Team (ACT) com o Ministério dos Povos Indígenas
Geral

FEI participa de reunião da Amazon Conservation Team (ACT) com o Ministério dos Povos Indígenas

Encontro possibilitou articulação entre diferentes setores do Estado, a fim de garantir os direitos dos indígenas dessas territorialidades

O diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Trovão participou, nesta quarta-feira (03/05), da reunião do Amazon Conservation Team (ACT) com a Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara para tratar sobre proteção territorial e a garantia de novos espaços para os povos indígenas que habitam a região do Alto Rio Solimões no Amazonas.

O encontro possibilitou criar uma articulação mais ampla entre diferentes setores do Estado, a fim de garantir os direitos dos indígenas dessas territorialidades.

“Essa reunião, em Brasília, foi muito importante para ter um diálogo qualificado em torno da questão territorial dos nossos parentes no Amazonas, para assegurar a integridade patrimonial, através da proteção, recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas dessa região”, ressaltou o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.

Durante a reunião, o secretário executivo da ACT, Luiz Cláudio, agradeceu a presença da fundação e do ministério para iniciação de possíveis projetos que possam fortalecer essa política territorial.

“Essa parceria com o estado do Amazonas juntamente com o Governo Federal contribuirá para realizarmos um estudo antropológico, fundiário, cartográfico e ambiental, que fundamentam a identificação e a delimitação da área da bacia do Rio Içá localizada no Alto Solimões e assim poderemos dar início aos nossos trabalhos em prol dos povos tradicionais”, enfatiza Cláudio.

A Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, que estava presente, reforçou o apoio do Governo Federal para construção desse projeto que envolve a demarcação de terras do Alto Solimões.

“Nós temos uma grande responsabilidade em garantir a proteção dos povos indígenas e de avançar na demarcação de suas terras, mas isso só será possível por meio de uma ação integrada entre a pasta e diferentes esferas que ajudarão na promoção, na segurança e na autonomia dos povos originários”, disse Guajajara.

ACT

A Amazon Conservation Team é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em parceria com os povos indígenas da América do Sul tropical na conservação da biodiversidade da floresta amazônica, bem como a cultura e a terra de seus povos indígenas. Além disso, eles trabalham com indígenas da região do Alto Solimões através do diálogo e fortalecimento institucional da Federação das Organizações dos Caciques e Comunidades Ticuna (FOCITT), no qual iniciaram o primeiro diálogo para tratar sobre demarcação territorial da região.