Início » Wilson Lima afirma que irá atuar para reestabelecer sistema de cotas da UEA
Destaque

Wilson Lima afirma que irá atuar para reestabelecer sistema de cotas da UEA

Governador também vai adequar a legislação estadual à jurisprudência do STF

O Governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, nesta quarta-feira (26/04), durante agenda em Brasília (DF), que irá atuar para reestabelecer o sistema de cotas da Universidade do Estado do Amazonas e adequar a legislação estadual à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

“A determinação que eu dei é para que a gente encontre um caminho para restabelecer a questão das cotas. O Brasil tem uma dívida muito grande com muitas classes sociais, principalmente com aquelas pessoas menos favorecidas, e que de outra forma não teriam acesso a uma universidade, a não ser pelo sistema de cotas”, disse o governador.

Na última segunda-feira (24/04), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu acabar com o sistema cotas da Universidade que destina 80% das vagas do sistema de ingresso para candidatos que concluíram os três anos do ensino médio no Amazonas.

“Quantos estudantes, quantos cidadãos e cidadãs conseguiram ter acesso à universidade em razão desse sistema de cotas. Ele [o sistema de cotas] é de suma importância, sobretudo, para a região Norte do Brasil”, acrescentou Wilson Lima.

O Governo do Amazonas ressalta que a UEA irá cumprir a decisão do STF e, em paralelo, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai estudar o caso.