Início » Governo do Amazonas promove ‘Dia D’ de cultura de paz nas unidades de ensino do estado
Amazonas cultura

Governo do Amazonas promove ‘Dia D’ de cultura de paz nas unidades de ensino do estado

FOTOS: Arthur Castro/Secom | Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto | Erlon Rodrigues/PC-AM

A ação integrada acontece em todo o estado com ações educativas e reforço no policiamento

O Governo do Amazonas deu início, na manhã desta quinta-feira (20/04), ao ‘Dia D’ de cultura de paz nas unidades de ensino do estado. A ação é uma determinação do governador Wilson Lima e contempla ações educativas e reforço no policiamento em mais de 400 escolas da capital e interior.

O ‘Dia D’ foi desenvolvido pelo Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise). Um total de 34 mil servidores da educação e mais de 2 mil homens das forças de segurança estão nas ruas para a promoção da paz nas unidades de ensino.

A programação envolve um trabalho psicossocial com palestras de combate ao bullying, acolhimento de famílias e adolescentes e encaminhamento para unidades de saúde, realizado por profissionais da Educação, Polícias Civil e Militar, Secretária de Segurança Pública e Assistência Social.

A ação é realizada com a participação de diversas secretarias do estado, entre elas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, de Governo (Segov) e de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), Detran-AM e Corpo de Bombeiros (CBMAM). Também participam da força-tarefa a Casa Civil, Casa Militar e Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Saúde (SES-AM) e de Comunicação (Secom), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE).  A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também participa da ação.

Nise

O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso abusivo de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

Mais informações serão repassadas em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira.

com informações da assessoria.