Início » EaD: Saúde lança capacitação virtual sobre vigilância de Poliomielite
Saúde

EaD: Saúde lança capacitação virtual sobre vigilância de Poliomielite

FOTO: Maurício Neto/FVS-RCP
FOTO: Maurício Neto/FVS-RCP

Curso online e gratuito é voltado para profissionais e alunos da saúde

A plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), disponibiliza mais um curso Dessa vez, a capacitação é voltada para as Paralisias Flácidas Agudas (PFA)/Poliomielite.

A capacitação sobre Vigilância Epidemiológica das PFA/Poliomielite tem como foco a capacitação dos coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de profissionais de saúde que atuam nas secretarias municipais de saúde do Amazonas.

Elaborado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), por intermédio do Centro de Educação a Distância (CEAD) da FVS-RCP, o curso visa capacitar profissionais da saúde assistência na identificação e suspeita de casos de PFA/Poliomielite e realizar ações de prevenção e controle da doença.

Segundo a enfermeira Diana Felícia Margarido,  responsável pela vigilância da PFA e Poliomielite no DVE da FVS-RCP, Noelia Medeiros, o curso agrega, aos profissionais de saúde, conteúdos acerca da assistência de casos suspeitos da poliomielite e sobre a importância da vacinação contra a doença.

“O profissional será capacitado para a identificação e notificação dos casos suspeitos da doença. E também sobre a vacinação, para que possam reforçar para a população, durante o atendimento nas unidades de saúde, a importância da imunização contra a poliomielite”, destaca Diana.

O curso está disponível no ambiente virtual do Cead, tem a carga horária de 10 horas, com certificado disponível para download após a conclusão.

Para realizar o curso, é necessário efetuar cadastro no ambiente virtual do Cead, no endereço http://cead.fvs.am.gov.br:84/ utilizando um e-mail válido. Ao final da inscrição, o candidato irá receber uma mensagem de confirmação no e-mail cadastrado.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus. A principal medida de prevenção da doença é a vacinação.

Educação à Distância

O Centro de Educação à Distância (CEAD) da FVS-RCP está atuando desde novembro de 2018 e possui mais de 9 mil alunos cadastrados na plataforma. Atualmente, o ambiente virtual de aprendizado conta com 20 cursos em diversas áreas da Vigilância em Saúde, disponibilizados de forma gratuita para profissionais e estudantes de saúde e toda a sociedade.

com informações da assessoria.