Início » Espetáculo ‘Dois Irmãos’ abre venda de ingressos em Manaus
cultura

Espetáculo ‘Dois Irmãos’ abre venda de ingressos em Manaus

O espetáculo ‘Dois Irmãos’ vai apresentar uma temporada com 12 sessões em Manaus. A peça teatral, baseada no romance de Milton Hatoum, estreia no dia 2 de maio de 2023. Os ingressos para a primeira sessão já estão à venda. 

Assinado pelo grupo ‘Menina Miúda Produções Artísticas’, o espetáculo será apresentado no Buia Teatro, localizado na Rua Dona Libânia, 300, Centro de Manaus, bem perto do Largo de São Sebastião.

A peça fica em cartaz até o dia 26 de maio, sempre às 19h. Na primeira semana, há sessões nos dias 2, 3 e 4; na segunda semana, nos dias 9, 10, 11; na terceira, nos dias 16, 17 e 18; e na última semana, nos dias 24, 25, e 26. 

O diretor da montagem, Cairo Vasconcelos, destaca a preparação do elenco para a estreia em Manaus. “A gente mergulhou no processo. Estudamos os contextos históricos da Manaus que o Milton Hatoum descreve no livro e também os detalhes psicológicos dos personagens e como eles agem em cada situação”, resume. 

Adaptação para o teatro 

É a primeira vez que o romance ganha uma peça produzida e estrelada por amazonenses. O romance já foi adaptado para TV, em minissérie da Globo; em espetáculo teatral, por profissionais de São Paulo; e em HQ (História em Quadrinhos). 

“O Milton Hatoum traz a Manaus da ditadura, da belle époque e da Zona Franca. Assim como o escritor torna Manaus eterna nos livros dele, a gente está com essa missão de tornar Manaus eterna nos palcos”, ressalta Cairo Vasconcelos. 

O escritor Milton Hatoum, que recentemente participou de um bate-papo sobre a peça em Manaus, celebra a nova adaptação para o teatro. “Fico muito contente com a criação do espetáculo. É um ato generoso adaptar, para o palco, um romance. E não é fácil fazer uma adaptação. No fundo, não se trata de uma mera adaptação. Trata-se de uma recriação, ou, como diriam os poetas concretos: uma “transcriação”. A partir do texto original, se faz uma tradução daquilo que você imagina da nova linguagem”, afirma o romancista.  Sinopse

O espetáculo ‘Dois Irmãos’ é baseado no romance homônimo — de mesmo nome — ‘Dois Irmãos’, do escritor amazonense Milton Hatoum. O autor retrata os conflitos de uma família em meio à Manaus do século XX. No centro do romance, estão dois irmãos, Yaqub e Omar. O relacionamento entre eles é marcado por tensão e rivalidade, o que acaba resultando em uma tragédia que muda o curso de suas vidas.Prêmio Funarte

A montagem foi contemplada no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, com nota 10 dos jurados. As sessões em Manaus contam com o apoio do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Ingressos

Os ingressos para a primeira sessão já estão disponíveis e custam R$ 30 (inteira). O público pode adquirir as entradas pela internet, no Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/dois-irmaos-terca-feira-02-maio-primeira-temporada/1936769

A classificação é livre para pessoas acima de 16 anos de idade. As sessões vão contar com intérpretes de Libras. Menina Miúda Produções Artísticas

A Menina Miúda Produções Artísticas é uma produtora teatral do Amazonas. O grupo busca movimentar a cultura do Estado e proporcionar oportunidades aos artistas locais por meio de formação artística. Também atua na produção teatral, levando espetáculos a diferentes públicos, e promove eventos, como feiras e circuitos artísticos.

Cairo Vasconcelos

Cairo Vasconcelos é formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É ator e diretor. Já circulou com espetáculos de teatro de rua pelo Brasil, especialmente em cidades da Região Norte. Possui experiência em dança e performance, e já se apresentou pelo interior do Amazonas, com o Prêmio Circulação Funarte: Performance ‘Curuminzado’, da Souffle de Bodó Company. Em 2019, fundou a Menina Miúda Produções Artísticas e, atualmente, exerce as funções de diretor e produtor cultural.

Mais informações sobre o espetáculo ‘Dois Irmãos’ podem ser obtidas no Instagram da Menina Miúda Produções Artísticas, www.instagram.com/meninamiudaprod