Início » Roraima registra 98 focos de calor em 10 dias e tem risco de fogo de alto para crítico em todo o estado
Amazonas

Roraima registra 98 focos de calor em 10 dias e tem risco de fogo de alto para crítico em todo o estado

Roraima registrou 98 focos de calor entre os dia 1º e 10 de abril, segundo dados divulgados neste domingo (16) pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os dados do apontam que há risco de fogo de alto para crítico em todos os municípios. O documento foi elaborado a partir de informações resultantes de monitoramento feito em todas as regiões de Roraima.

O risco está especialmente nas áreas de Pacaraima, Normandia, Uiramutã e em uma parte do município do Bonfim. O boletim serve para a construção e planejamento de ações de combate ao fogo em Roraima.

“O clima quente e a vegetação seca, juntamente com ventos fortes, auxiliam na propagação das chamas, fazendo com que o incêndio atinja áreas adjacentes, podendo causar danos às pessoas, aos animais, ao meio ambiente e ao patrimônio”, destacou a Femarh.

A queima de vegetação sem a devida autorização dos órgãos competentes é crime ambiental, passível de sanções civis e criminais. A Femarh orienta a população para não atear fogo durante a limpeza de terrenos urbanos, lotes rurais ou queima de lixo.

Pontos mais críticos são em Pacaraima, Normandia, Uiramutã e em uma parte do município do Bonfim — Foto: INPE/Reprodução

Com informações do G1 e do Observatório Manaus.