Início » Saiba onde encontrar o acesso ao contraceptivo DIU em Manaus
Manaus

Saiba onde encontrar o acesso ao contraceptivo DIU em Manaus

A Prefeitura de Manaus oferece o acesso das mulheres ao Dispositivo Intrauterino (DIU), tido como um dos mais seguros e eficazes métodos contraceptivos. Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a ofertar a inserção do dispositivo na Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho, na zona Norte, e, até o final deste ano, prevê a implementação do serviço em outras nove USFs, nas zonas urbana e rural da capital, chegando a 23 unidades de referência para o procedimento na rede municipal de saúde.

Na USF Arthur Virgílio, situada no bairro Novo Aleixo, o serviço de inserção do DIU vem sendo ofertado desde o dia 1º/8. Já em setembro, será estendido às USFs Enfª Ivone Lima dos Santos, no bairro Coroado, zona Leste; Theomário Pinto da Costa, no bairro União, zona Centro-Sul; e Almir Pedreira, no bairro Lagoa Verde, zona Sul. De outubro a dezembro, seis outros estabelecimentos da rede básica devem iniciar a oferta do método contraceptivo à população feminina.

A inserção do DIU integra as ações do programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo da Semsa, que oferta também anticoncepcionais injetáveis e em pílulas, e preservativos femininos e masculinos. O objetivo, conforme a técnica da Semsa, é a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, ao possibilitar à mulher uma gravidez saudável e planejada.

“Esses métodos são essenciais para a mulher planejar uma gravidez saudável, contribuindo para evitar abortos em razão de gravidez não planejada ou de risco pela condição de saúde da mulher, bem como abortos não legalizados”, ressalta a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Neide Negreiros

Segundo a técnica, o DIU de cobre, ofertado na rede básica, é um dos métodos mais efetivos, com 99,3% de eficácia para evitar a gravidez. “Ele pode ficar até 10 anos inserido, e facilita para a mulher planejar a gravidez, pois pode ser retirado na hora em que ela quiser engravidar, sem interferir na fertilidade dela, por não ser um método hormonal”.

População e fluxo

O DIU pode ser utilizado por todas as mulheres em idade fértil que mantêm atividade sexual, de adolescentes a mulheres no período de climatério ou menopausa. “Nessa fase a menstruação começa a falhar e a mulher pode achar que passou da fase fértil, mas muitas ainda podem engravidar”, informa Neide Negreiros.

A usuária interessada em utilizar o DIU deve se encaminhar a uma das unidades de referência do método contraceptivo, onde terá orientações e passará por triagem com profissionais de enfermagem e assistentes sociais. Em seguida, ela é encaminhada para consulta médica e exames para verificar se é apta para receber o dispositivo. Em caso positivo, após ler e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, ela poderá agendar a data para o procedimento na unidade de saúde.

“Após 30 dias ela deverá retornar à unidade para o acompanhamento, ou a qualquer tempo, em caso de dúvida ou intercorrência”, informa Neide.

A técnica da Semsa reforça a importância das mulheres buscarem o serviço de saúde para se conhecer e se informar sobre o dispositivo intrauterino e outras opções para o planejamento de sua gravidez. “A rede básica oferta todos os métodos, inclusive o DIU, informando os prós e contras de cada um, e a mulher é livre para escolher o método contraceptivo que deseja”.

Confira a lista das unidades da Semsa que ofertam o DIU:

Zona Norte
USF Áugias Gadelha: Rua A, conjunto Ribeiro Junior, Cidade Nova
USF Frei Valério: Rua Rufino Elizaldo s/nº, Novo Israel
USF Arthur Virgílio Filho: Travessa Imbituba, 3.015, Cj. Amazonino Mendes, Novo Aleixo
USF Armando Mendes: Rua das Aragarças, conjunto Manoa, Cidade Nova (em reforma; pacientes sendo atendidos na USF Áugias Gadelha)

Zona Leste
USF Dr. José Avelino Pereira: Rua Cravinho, s/nº, João Paulo
Clínica de Saúde da Família Fábio Couto do Valle: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira

Zona Sul
USF Megumo Kado: Rua Inocêncio de Araújo, 51, Educandos
USF José Rayol dos Santos: Avenida Constantino Nery, Chapada
USF Teodomiro Garrido: Rua São José, Colônia Oliveira Machado
Policlínica Castelo Branco: Rua do Comércio, s/nº, Parque 10 (em reforma)

Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão: Avenida Presidente Dutra, Glória
USF Bairro da Paz: Avenida Esperança, 51, Bairro da Paz
USF Ajuricaba: Avenida Leste, conjunto Ajuricaba, Alvorada
Ambulatório da Maternidade Moura Tapajóz: Avenida Brasil, 1.335, Compensa

Zona Rural
USFR Ephigênio Sales: Km 42 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara)