Início » Ipaam destaca atuação do Estado na destinação de resíduos em encontro com especialista em aterro sanitário
Geral

Ipaam destaca atuação do Estado na destinação de resíduos em encontro com especialista em aterro sanitário

Autoridade do setor, Kaimoto frisa que Amazonas é o estado com maiores valores ambientais do país e atuação aqui deve estar consagrada e que seja absolutamente correta

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu a visita de Luís Sérgio Akira Kaimoto, uma das maiores autoridades em aterro sanitário do país e, também, consultor do Banco Mundial, da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba e do Ministério do Meio Ambiente, na quarta-feira (12/04). Ele trabalha em 24 das 27 federações do Brasil e está encerrando, em Manaus, sua viagem pela região Norte.

Em reunião com o diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, e representantes da Gerência de Recursos Minerais do órgão, o consultor explanou sobre a importância de se estabelecer um modelo eficiente de aterro sanitário e estações de tratamento de chorume.

Para Juliano Valente, a visita de Kaimoto é importantíssima para o estreitamento das relações, compartilhamento de conhecimento e para o entendimento dos procedimentos corretos no processo de destinação do chorume.

“Para o Ipaam, receber uma das maiores autoridades em aterro sanitário deste país significa muito na caminhada que temos pela frente, sobre tratamento e destinação de resíduos no Amazonas. O Governo do Estado tem tratado com máxima atenção as pautas relacionadas a projetos que devem melhorar e elevar o nível do tratamento adequado para os resíduos por nós descartados”, afirma Valente.

“O Amazonas é o estado que traz os maiores valores ambientais do país. Portanto, se a gente já tem um passeio por essa responsabilidade no país, como um todo, a atuação aqui tem que estar consagrada e com a convicção de que vai ser absolutamente correta”, salientou Kaimoto, sobre a região Norte ter os maiores valores ambientais do território brasileiro.

O especialista enfatizou, ainda, que “mais que isso tudo o que a gente montou, levando em consideração as melhores técnicas e tecnologias utilizadas para os aterros criados para proteger todos os aspectos ambientais de cada região e de cada local, essas vão ter que ser superadas, melhoradas, consagradas aqui”.